Governo liberta 20 milhões às comunidades intermunicipais para reforçar transporte público

Despacho liberta 20 milhões de euros até 30 de setembro às comunidades intermunicipais (CIM) para densificar e reforçar transporte público no país.

O Governo autorizou a transferência de 20 milhões de euros do Orçamento do Estado para a execução do Programa de Apoio à Densificação e Reforço da Oferta de Transporte Público (PROTransP), verba financiada pelo Fundo Ambiental.

A verba será será entregue às comunidades intermunicipais (CIM) nos termos de um despacho publicado esta sexta-feira no Diário da República: metade dos valores previstos até daqui a 15 dias e a outra metade até ao final de setembro.

Segundo o despacho conjuntos dos secretários de Estado do Tesouro e da Mobilidade Urbana, são as autoridades de transportes de cada comunidade intermunicipal que têm a competência de definir e implementar quais são as “ações a realizar”, dentro de algumas condições. Além disso, “as verbas disponibilizadas através do presente despacho podem ser utilizadas para o financiamento de serviços de transporte público considerados como serviços essenciais”.

O PROTransP foi instituído pelo Orçamento do Estado para 2020 e tem o “objetivo de promover o reforço dos serviços de transporte público e a implementação de novos serviços de transporte público, regular e flexível, que resultem em ganhos em termos da acessibilidade dos territórios e das suas populações aos principais serviços e polos de emprego, e que promovam a transferência de utilizadores do transporte individual para o transporte coletivo de passageiros”, nota o Governo no despacho.

“Assumindo o compromisso de dar continuidade às políticas de promoção do transporte público, garantindo o aumento e a melhoria da oferta dos transportes coletivos nas comunidades intermunicipais e nos territórios de baixa densidade, apostando em transportes com menor nível de emissões de gases com efeito de estufa”, o Orçamento do Estado para 2023 contemplava estes 20 milhões de euros, cuja distribuição ainda não tinha sido regulamentada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo liberta 20 milhões às comunidades intermunicipais para reforçar transporte público

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião