Pagamentos e levantamentos disparam 28% com concertos de Coldplay em Coimbra

Cartões de visitantes representaram 38% dos pagamentos totais na cidade de Coimbra entre os dias 17 e 21 de maio. Estudo da SIBS detalha que 84% foram nacionais e 16% estrangeiros.

Entre os dias 17 e 21 de maio, na altura em que os Coldplay deram quatro concertos na cidade de Coimbra, o número de pagamentos e levantamentos aumentou 28% face ao mesmo período do ano passado, de acordo com o estudo da SIBS feito em parceria com a Coimbra Business School.

Os pagamentos feitos por cartões de visitantes representaram 38% dos pagamentos na cidade de Coimbra entre os dias 17 e 21 de maio. Um crescimento de 14 pontos percentuais face ao período homólogo, indica a mesma análise.

Destes pagamentos, 84% foram feitos por visitantes nacionais e 16% por estrangeiros. Entre os portugueses, destacam-se os originários das cidades de Lisboa (31%), Porto (17%), Aveiro (12%), Leiria (7%) e Braga (5%). Entre os estrangeiros destacam-se os espanhóis (35%), os franceses, os brasileiros (10%), os norte-americanos (6%) e os ingleses (5%).

Os métodos de pagamento digitais têm uma adoção cada vez mais forte. O MBWay teve um crescimento do número de transações de 96% em relação ao mesmo período do ano passado.

Numa análise concreta ao setor da restauração e alojamento, os pagamentos subiram 86%, quando comparados com os efetuados entre 17 e 21 de maio de 2022. Na restauração, o aumento foi de 87%, enquanto no alojamento a evolução foi de 41%.

Já de acordo com o relatório Reduniq, entre 17 e 21 de maio, nos dias em que coincidiram os concertos de Coldplay e a Queima das Fitas na cidade de Coimbra, os setores da restauração e hotelaria no concelho cresceram 63%.

Os dados recolhidos pelo SIBS Analytics mostram também que 77% dos cartões fizeram transações num só dia. Dos 23% dos cartões que fizeram pagamento em mais do que um dia, 57% ficaram dois dias na cidade e 20% ficaram mais do que cinco dias.

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, disse, em entrevista ao ECO/Local Online, que os concertos de Coldplay iriam gerar um impacto económico “brutal” em Coimbra. A autarquia de Coimbra investiu cerca de 800 mil euros no acolhimento destes espetáculo da banda britânica.

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