Madeira recebe 270 investigadores de todo o mundo para debater fibras naturais

Universidade do Minho, em parceria com a Fibrenamics e a Sciencentris, organiza a Conferência Internacional sobre Fibras Naturais, que vai reunir mais de 270 investigadores de todo o mundo no Funchal.

Mais de 270 investigadores de cerca de 40 países vão estar na 6.ª conferência internacional sobre Fibras Naturais de 19 a 21 de junho, no VidaMar Resort Hotel, no Funchal (Madeira). O evento, que é um dos principais encontros mundiais sobre fibras naturais, é organizado pela Universidade do Minho (UMinho), em parceria com a Fibrenamics e a Sciencentris.

Com o mote “soluções sustentáveis inspiradas na natureza”, o evento tem como objetivo destacar as fibras naturais na criação de soluções inteligentes e ecológicas para as gerações futuras. O programa inclui mais de 180 apresentações orais, 85 posters e 20 submissões para o “Natural Fibrenamics Award”, que distingue projetos neste âmbito.

Segundo o coordenador da ICNF2023, Raul Fangueiro, também presidente da Fibrenamics e vice-presidente da Escola de Engenharia da UMinho, a dimensão desta iniciativa demonstra a relevância das fibras naturais, considerando a emergência no desenvolvimento de soluções mais sustentáveis, com base em recursos renováveis e com menor impacto ambiental. “Esperamos no final desta conferência avançar decisivamente no conhecimento sobre estes fantásticos materiais, que podem contribuir para um futuro melhor para todos”, afirma, citado em comunicado.

You-Lo Hsieh (Universidade da Califórnia, EUA), M. Auxiliadora Prieto (plataforma SusPlast e conselho nacional de investigação de Espanha) e Nicola M. Pugno (Universidades de Trento, Itália, e Queen Mary de Londres, Reino Unido) são alguns dos oradores. A presença de entidades como o Centro de Investigação Técnica VTT (Finlândia), a Fraunhofer (Alemanha), a Fibrenamics (Portugal) ou as universidades de Tohoku (Japão), Plymouth (Reino Unido) e Deakin (Austrália) sublinha a importância da cooperação internacional no tema.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Madeira recebe 270 investigadores de todo o mundo para debater fibras naturais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião