A partir de julho, em Évora só circulam autocarros elétricos

Ao todo são 23 veículos de transporte público movidos a energia limpa, num investimento global de 6,7 milhões de euros.

Évora está a apostar na descarbonização e tem uma nova frota de 23 autocarros elétricos, que vão começar a circular na cidade a partir de 1 de julho. A renovação dos veículos de transportes públicos representa um investimento total de cerca de 6,7 milhões de euros, sendo que 4,2 milhões de euros foram financiados por fundos europeus, de acordo com o comunicado enviado pelo Ministério do Ambiente esta quinta-feira.

“Não conhecemos nenhuma outra que tenha a perspetiva de ter os transportes públicos totalmente elétricos e, em princípio, seremos a primeira cidade portuguesa”, congratulou-se o autarca de Évora, Carlos Pinto de Sá, em declarações à agência Lusa, no início de fevereiro, durante a cerimónia de abertura do Encontro Nacional de Veículos Elétricos.

Na Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIM), o Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART) permite que os residentes nos concelhos que integram esta CIM usufruam de 60% de desconto nas assinaturas de linha dos transportes rodoviários interurbanos e de 40% na aquisição do passe da CP. Nos transportes urbanos o PART conduziu a uma redução média de 55% dos passes urbanos: as carreiras urbanas passam a custar 10,86€, a linha azul 10,29 euros e o combinado 13,15 euros.

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central abrange os municípios de Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vila Viçosa.

Desde 2016, os apoios à descarbonização das frotas dos transportes públicos, a nível nacional, totalizam 154,7 milhões de euros, dos quais 106,7 milhões foram financiados pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (Poseur) e 48 milhões pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

Estes apoios permitiram a aquisição de 1.134 autocarros limpos, dos quais 558 elétricos ou a hidrogénio e 562 a GNC, e respetivos postos de carregamento/abastecimento. No âmbito da reprogramação do PRR está previsto o reforço de verbas para a descarbonização das frotas de autocarros, o que permitirá financiar mais pelo menos 200 autocarros de zero emissões.

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