Dez praias do litoral alentejano com transportes públicos gratuitos
Municípios do litoral alentejano disponibilizam transportes públicos gratuitos para praias da região, no âmbito de um projeto-piloto para diminuir o tráfego automóvel nas zonas balneares.
Desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL), o projeto-piolto arranca já este sábado e pretende ligar as sedes dos municípios de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém, Sines, no distrito de Setúbal, e Odemira (Beja) a dez zonas balneares. O objetivo é diminuir o tráfego automóvel nas zonas balneares.
“As sete linhas irão funcionar nos meses de julho e agosto, com recurso a autocarros dos Transportes do Alentejo Litoral, ligando as cinco sedes dos concelhos que integram a CIMAL a zonas balneares”, explica, em comunicado, a comunidade intermunicipal.
O serviço, indica, será prestado “durante a semana e aos fins de semana, várias vezes por dia, de modo a constituir uma alternativa aos automóveis particulares“.
A diminuição do tráfego automóvel e dos inevitáveis condicionamentos junto das zonas balneares, bem como a redução da poluição provocada pelas viaturas particulares são outras das vantagens da nova rede de transportes sazonais.
Segundo a CIMAL, as carreiras rodoviárias farão a ligação entre a cidade de Alcácer do Sal e a praia da Comporta, entre a vila de Grândola e as praias do Carvalhal, Pego e Melides e entre a cidade de Santiago do Cacém e a Lagoa de Santo André. Estão também previstas ligações entre a cidade de Sines e as praias de São Torpes e Porto Covo e da vila de Odemira às praias da Zambujeira do Mar, Almograve e Vila Nova de Milfontes.
O projeto, segundo a CIMAL, visa “facilitar o acesso às praias por parte da população e visitantes a título gratuito, tornando vantajoso economicamente o recurso aos transportes públicos, em detrimento do transporte individual”.
“A diminuição do tráfego automóvel e dos inevitáveis condicionamentos junto das zonas balneares, bem como a redução da poluição provocada pelas viaturas particulares são outras das vantagens da nova rede de transportes sazonais”, lê-se na nota.
De acordo com a comunidade intermunicipal, as ligações incluem paragens em várias localidades até chegarem ao destino.
A CIMAL prevê, durante os dois meses, a realização de mais de 4.000 ligações, que totalizarão mais de 45 mil quilómetros percorridos pelos autocarros neste território.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Dez praias do litoral alentejano com transportes públicos gratuitos
{{ noCommentsLabel }}