Leiria integra rede de cidades e vilas que caminham para incentivar à mobilidade pedonal
Leiria integra rede de cidades e vilas que caminham para incentivar a mobilidade suave e os meios pedonais em prol de uma cidade mais participada e acessível.
Com o objetivo de “reforçar o compromisso de uma cidade mais participada, acessível e promover a mobilidade suave e os meios pedonais”, a Câmara Municipal de Leiria passa a integrar a rede de cidades e vilas que caminham.
Esta iniciativa, que incentiva e valoriza as boas práticas na área da mobilidade, resulta da assinatura do protocolo entre o município de Leiria e o Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade (ICVM). “A mobilidade é responsável por cerca de um terço das emissões e, por isso, temos de evitar andar de automóvel nas curtas deslocações, já que 60% das deslocações em cidades têm menos de três quilómetros“, apela a presidente do ICVM, Paula Teles.
A mobilidade é responsável por cerca de um terço das emissões e, por isso, temos de evitar andar de automóvel nas curtas deslocações, já que 60% das deslocações em cidades têm menos de três quilómetros.
Para o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, a integração nesta rede vem ao encontro do trabalho que tem sido feito no município no âmbito da aposta na mobilidade. “Vem reforçar o trabalho que tem sido feito e a necessidade de termos cidades inteligentes e amigas de quem caminha, de quem possa usar o espaço público em segurança e sem barreiras”, sublinha o autarca socialista.
“As ações e a forma como temos estruturado e modificado a cidade contribuem para esta lógica de mobilidade suave, mais integradora daquilo que é a nossa evolução”, completa o vereador da mobilidade, Luís Lopes. O autarca chama ainda a atenção para a intenção do município em “reforçar o compromisso de uma cidade mais participada, mais acessível e promover a mobilidade suave e os meios pedonais”.
Constituída em 2022, a Rede de Cidades e Vilas que Caminham visa incentivar a adoção de políticas e de medidas que contribuam para novos hábitos nas deslocações diárias dos cidadãos, “ao mesmo tempo que procura capacitar técnicos e partilhar informação, práticas e entre os municípios aderentes“, resume o município.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Leiria integra rede de cidades e vilas que caminham para incentivar à mobilidade pedonal
{{ noCommentsLabel }}