Das bicicletas gratuitas às viagens partilhadas, Highgate promove mobilidade sustentável entre colaboradores

O grupo americano, que atua no setor hoteleiro, prepara um programa de tarifas especiais de férias para colaboradores e estima contratar 300 novos profissionais durante este verão em Portugal.

Cedência de bicicletas gratuitas, incentivos à partilha automóvel e de viagens via Bolt são as medidas ‘EcoWheels’, iniciativa recentemente implementada pela Highgate Portugal, que gere unidades que operam com as marcas de grupos como o Hilton e o NAU. O objetivo é facilitar as deslocações dos seus cerca de 1.225 colaboradores, reduzindo os custos e colocando ao seu dispor opções de mobilidades mais sustentáveis. Benefícios que se espera ajudem também na retenção e captação de talentos. A empresa estima contratar 300 novos profissionais este verão.

“Criámos um programa tripartido por três iniciativas, que permitem aos colaboradores reduzir os custos com deslocações e optar por meios mais sustentáveis para as mesmas”, começa por dizer Patrícia Costa, vice-presidente de recursos humanos da Highgate Portugal, em declarações ao Trabalho by ECO.

“Na cedência de bicicletas, os colaboradores terão acesso ao empréstimo de uma bicicleta que pode ser utilizada nas deslocações entre casa e o hotel. No campo da partilha automóvel, as unidades hoteleiras Highgate em Portugal irão atribuir incentivos monetários, dependendo do número de passageiros no grupo de partilha. Por fim, e para os casos onde não é possível a partilha, podem ser criados grupos de partilha que recorrem ao serviço da Bolt para as deslocações entre a unidade e as suas residências. Este serviço não tem qualquer custo para o colaborador”, detalha.

A iniciativa surgiu tendo em conta que a disponibilidade de transportes em regiões como o Algarve, onde a Highgate tem a maior parte das suas unidades portuguesas, é um “desafio” para todos os colaboradores.

“Ao facilitar o acesso a estas soluções, a Highgate responde a uma necessidade do setor com uma proposta que incentiva pressupostos económicos relacionados com a partilha e meios de mobilidade suave, com uma vertente ecológica que está na génese da sua marca.”

A preocupação ambiental — que a Highgate diz ser “primordial” em todas as suas operações — é “cada vez mais partilhada pelos nossos colaboradores”, observa Patrícia Costa. “Com o lançamento desta iniciativa pretendemos tornar essa missão uma realidade diária de todos os colaboradores nas suas deslocações“, explica.

Ao facilitar o acesso a estas soluções, a Highgate responde a uma necessidade do setor com uma proposta que incentiva pressupostos económicos relacionados com a partilha e meios de mobilidade suave, com uma vertente ecológica que está na génese da sua marca.

Patrícia Costa

Vice-presidente de recursos humanos da Highgate Portugal

Para já, e tendo em conta que a empresa está ainda “numa fase muito inicial” do programa, não é possível “estimar o impacto em termos de investimento”. Contudo, garante a responsável de recursos humanos, “alocaremos os recursos necessários para assegurar a sua concretização”.

Investimento em benefícios para fidelizar talento

Benefícios na área da mobilidade que passam a fazer parte de um leque mais variado, que abrange outras áreas, com o objetivo de “tornar a carreira na Highgate uma experiência cada vez mais atrativa”.

É o caso do “Highgate Radical Recruitment”, que consiste na atribuição de incentivos financeiros aos colaboradores que recomendem candidatos para vagas em aberto, bem como da disponibilização de alojamento e seguro de saúde para os colaboradores.

Além disso, avança a vice-presidente de recursos humanos da empresa, que “está a ser finalizado o lançamento de um programa de tarifas especiais de férias para colaboradores, para todos os hotéis do grupo, dentro e fora de Portugal”.

Em hotelaria falamos de fidelização do hóspede e o mesmo se aplica às pessoas das nossas equipas. Importa fidelizar e desenvolver talento, ter princípios e valores alinhados que nos permitam a todos sentir que fazemos parte de um projeto e visão maior, que vai além de uma necessidade e de um só hotel.

Patrícia Costa

Vice-presidente de recursos humanos da Highgate Portugal

“Em hotelaria falamos de fidelização do hóspede e o mesmo se aplica às pessoas das nossas equipas. Importa fidelizar e desenvolver talento, ter princípios e valores alinhados que nos permitam a todos sentir que fazemos parte de um projeto e visão maior, que vai além de uma necessidade e de um só hotel. Tem sido esse o nosso propósito enquanto Highgate, estarmos atentos às necessidades que cada geração e cada nacionalidade trazem para as nossas equipas, trabalhar esta diversidade tão rica e integrá-la na nossa forma de pensar, ser e agir”, defende.

Integrar 300 novos talentos nas equipas

Patrícia Costa espera que este investimento no pacote de compensação e benefícios dê frutos, nomeadamente no processo de recrutamento levado a cabo durante este verão, no qual se prevê a integração de três centenas de novos talentos. Atualmente, cerca de 1.225 pessoas trabalham na companhia em território nacional.

“Esperamos acolher mais 300 pessoas nas nossas equipas durante este verão”, avança.

O Monte Santo Resort é uma das unidades hoteleiras que faz parte do portefólio da Highgate

Procuramos talento a quem apaixone o contacto com hóspedes de todo o mundo, privilegiando as áreas de cozinha, bares e restaurantes. Dado o investimento que temos realizado nas nossas infraestruturas, estamos a apostar ainda mais nas nossas equipas de manutenção, piscinas e jardins“, especifica a responsável.

As vagas estão disponíveis nas áreas de recrutamento dos sites dos hotéis que pertencem à Highgate, não existindo uma página de recrutamento da Highgate para vagas em Portugal.

O grupo promotor americano e gestor de mais de 500 hotéis em todo o mundo entrou em Portugal com um portefólio que inclui unidades que operam com as marcas dos grupos Hilton e IHG, o Cascade Wellness Resort e os hóteis do grupo NAU, como o Salgados Palace e o São Rafael Atlântico.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Das bicicletas gratuitas às viagens partilhadas, Highgate promove mobilidade sustentável entre colaboradores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião