PME de Guimarães Hydrumedical recebe financiamento de seis milhões para desenvolver biodispositivos médicos
Conselho Europeu de Inovação impulsiona oportunidades de negócio de base tecnológica – um caso de sucesso apoiado pela KPMG.
A Comissão Europeia é um parceiro chave na aceleração de negócio de PMEs e startups tecnológicas
A inovação, em paralelo com a aceleração de negócio, é uma avenida que catalisa o crescimento das empresas, estimulando, consequentemente, a economia, o emprego e a criação de massa crítica especializada.
Todo este processo nutre um ambiente e ecossistema empresarial mais dinâmico, mais capaz e mais smart no que respeita à capitalização de oportunidades de negócio, internacionalização de Pequenas e Médias Empresas (PMEs) e startups tecnológicas nacionais.
O European Innovation Council (EIC) – ou Conselho Europeu de Inovação – é uma iniciativa integrada no atual Programa-Quadro Europeu para Investigação e Desenvolvimento – o Horizonte Europa. O EIC visa fundamentalmente apoiar o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e disruptivas que poderão apresentar um impacto relevante no futuro da Europa, cobrindo todas as fases de inovação, desde a investigação básica até à comercialização de produto.
O instrumento EIC Accelerator apoia – tal como a designação indica – PMEs na aceleração de produto ou tecnologias disruptivas, de risco elevado e num nível de maturidade tecnológica (Technology Readiness Level) avançado que necessitem de apoio na demonstração, testagem ou prototipagem das tecnologias e na consequente introdução no mercado.
Este instrumento aporta um apoio financeiro importante: subvenções até 2.5 milhões de euros e/ou investimento em capital direto ou quase-capital. Adicionalmente, as empresas selecionadas poderão ter acesso a coaching e mentoria, entre outros serviços prestados pela comunidade do EIC.
A convocatória EIC Accelerator Open permite a submissão e apoio a projetos em todas as áreas técnicas e setores enquanto os Accelerator Challenges, em 2023, por exemplo, apoiarão ideias disruptivas nas áreas da saúde, energia, componentes quânticos, espaço e agricultura.
Um exemplo paradigmático da valia do EIC Accelerator é a recente aprovação de um financiamento na ordem dos seis milhões de euros da Hydrumedical S.A., PME de Guimarães que será aplicado no desenvolvimento de uma nova geração de biodispositivos médicos, em particular no primeiro stent urinário biodegradável. Este financiamento permitirá uma mais célere validação dos conceitos propostos projetando, deste modo, o produto e as oportunidades de negócio da empresa.
O processo de candidatura apresenta uma assinalável competitividade, como foi o caso da última convocatória, onde das mais de 500 empresas concorrentes a nível europeu foram financiadas apenas 51, entre as quais a Hydrumedical S.A., a única empresa portuguesa a obter financiamento. Todo este processo de preparação e submissão de candidatura foi apoiado pela KPMG.
Nota: Os pontos de vista e opiniões aqui expressos são os meus e não representam nem refletem necessariamente os pontos de vista e opiniões da KPMG em Portugal.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
PME de Guimarães Hydrumedical recebe financiamento de seis milhões para desenvolver biodispositivos médicos
{{ noCommentsLabel }}