Feira de São Mateus é a primeira do país com certificação de evento sustentável

É a primeira feira do país a receber a certificação de evento sustentável. Viseu Marca quer transformá-la no "primeiro certame carbono zero, inclusivo e acessível". Conheça as 53 medidas do plano.

A centenária Feira de São Mateus, que decorre de 10 de agosto a 1 de setembro, é a primeira do país a ostentar a certificação de evento sustentável, garante a Viseu Marca, entidade organizadora deste evento que todos os anos arrasta multidões e tem um significativo impacto económico na localidade. No ano passado teve um retorno superior a 80 milhões de euros. Nos próximos quatro anos serão implementadas 53 medidas económicas, ambientais e sociais de olhos postos na sustentabilidade.

“Este é um reconhecimento inédito, a nível nacional, já que se trata da primeira feira do país a obter esta certificação, atribuída pela Biosphere Responsible Tourism, um referencial reconhecido à escala internacional pelo GSTC – Global Sustainable Tourism Council”, assegura Pedro Alves, presidente da Viseu Marca.

Este reconhecimento, considera, resulta da consolidação do “estatuto de Viseu enquanto município líder em qualidade de vida e com indicadores ambientais de espaço natural e de biodiversidade”. Mas o presidente da Viseu Marca não quer ficar por aqui: “Este ano começamos este processo de posicionar a Feira de São Mateus na liderança nacional em matéria de sustentabilidade e temos como objetivo transformá-la no primeiro certame carbono zero, inclusivo e acessível”.

Este ano começamos este processo de posicionar a Feira de São Mateus na liderança nacional em matéria de sustentabilidade e temos como objetivo transformá-la no primeiro certame carbono zero, inclusivo e acessível.

Pedro Alves

Presidente da Viseu Marca

Entre os objetivos deste plano estão a necessidade de acelerar a transição para uma feira mais digital, “alcançar resultados mais positivos em matéria de gestão de resíduos”, assim como “conceber atividades capazes de alavancar a importância do património natural e cultural e da gastronomia regional”.

É esperado um milhão e meio de visitantes nesta montra de negócio para a região e país, que já conta com mais de 600 anos de história e que se estende por 49 dias.

Este plano de ação, que contempla várias iniciativas nas áreas da governança e economia, sociedade e cultura, e ambiente e alterações climáticas, será implementado até 2026, com as primeiras medidas a serem concretizadas já nesta 631.ª edição.

Conheça as principais medidas:

  • 17 ações nas áreas governança e economia, nomeadamente a atribuição do selo “Feira + Sustentável” a todos os stakeholders que se destaquemao nível do cumprimento das ações de sustentabilidade, como poupança de recursos energéticos e água. Assim como a distribuição de manuais de acolhimento para feirantes e colaboradores, com indicação de boas práticas na área da sustentabilidade; novos requisitos para aquisição de produtos e serviços sustentáveis — produtos endógenos e de proximidade.
  • 17 iniciativas no campo ambiente e alterações climáticas, como a substituição de lâmpadas tradicionais por LED por parte de todos os operadores da feira; campanha de sensibilização para eliminação do plástico no certame; utilização de copos reutilizáveis; parceria com entidade local para combater o desperdício alimentar.
  • 19 medidas nas áreas da sociedade e cultura, como por exemplo, a criação de um corredor azul junto ao palco principal destinado a pessoas com mobilidade reduzida; criação de um cabaz solidário para a recolha de roupa e alimentos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Feira de São Mateus é a primeira do país com certificação de evento sustentável

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião