“Estimular a paixão pela leitura não tem preço”. Palácio de Cristal recebe mais uma edição da Feira do Livro do Porto
A Feira do Livro no Porto vai contar com 108 editoras, livreiros e alfarrabistas. Manuel António Pina é o autor homenageado desta décima edição.
Os jardins do Palácio de Cristal voltam a receber, a partir desta sexta-feira, mais uma edição da Feira do Livro do Porto. Esta décima edição conta com 108 editoras, livreiros e alfarrabistas, distribuídos por 130 pavilhões. São esperados mais de 160 mil visitantes no evento que representa um investimento de 650 mil euros da Câmara Municipal do Porto.
“O Porto tem, desde 2014, um evento cultural que promove, simultaneamente, a divulgação editorial, o debate de ideias em torno da literatura, da cultura e dos temas do mercado livreiro, a valorização da memória das letras portuenses, sem deixar de acolher, ano após ano, milhares de pessoas, de todas as gerações e todas as origens, e de estimular a paixão pela leitura”, diz Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, em declarações ao ECO/Local Online.
Para a autarquia, liderada por Rui Moreira, este evento, com entrada gratuita, faz parte da estratégia política e cultural do município do Porto; “é uma forma de estimular a paixão pela leitura” e “isso não tem preço”.
Questionado se os portugueses estão mais recetivos à leitura, o município portuense responde que os “valores relativos às vendas de livros em Portugal são promissores” ao “registar-se um aumento gradual desde a pandemia”.
“O livro não morreu e está longe disso. É fundamental garantir que o livro se mantém vivo e adotar medidas concretas que incentivem os portugueses a continuar a ler, e, acima de tudo, a ler mais. Por exemplo, tornar o preço dos livros mais acessível e rever o programa curricular de português nas escolas, de forma a torná-lo mais cativante para os jovens através de uma postura de modernidade”, refere o município do Porto.
O livro não morreu e está longe disso. É fundamental garantir que o livro se mantém vivo e adotar medidas concretas que incentivem os portugueses a continuar a ler, e, acima de tudo, a ler mais.
A autarquia realça ainda que existe o estigma que os “jovens não leem”, mas está convicta que os “jovens não perderam o interesse nos livros” e justifica que “fenómenos como o BookTok (a vertente literária do TikTok), cuja influência se refletiu no segmento 16-25 e potenciou as vendas de Young Adult em Portugal (…) Os hábitos de leitura podem estar a mudar, mas existem e vão continuar a existir”, afirma o município portuense.
Livreiros, editores e alfarrabistas estão confiantes no sucesso comercial desta edição de 2023, antecipando, apesar da crise, um número de visitantes e de vendas idêntico ao ano passado, de acordo com a Lusa.
O escritor e jornalista Manuel António Pina é o autor homenageado nesta edição da feira literária que termina a 10 de setembro. “A cidade do Porto dedica a Manuel António Pina a 10.ª edição da Feira do Livro do Porto, que tem como mote o título do seu primeiro livro de poemas, “Ainda não é o fim nem o princípio do mundo calma é apenas um pouco tarde””, realça o município.
A Feira do Livro do Porto pretende “recordar o autor na cidade onde viveu e também promover o seu legado junto de novos públicos, e garantir que a obra de Pina continua a ser admirada”. Segundo a autarquia, “o nome de Manuel António Pina ficará, assim, eternizado na Avenida das Tílias dos Jardins do Palácio de Cristal, juntando-se ao leque de autores que, desde 2014, foram homenageados no evento, como Ana Luísa Amaral, Vasco Graça Moura, Agustina Bessa Luís, Mário Cláudio, Sophia de Mello Breyner Andersen, José Mário Branco, Eduardo Lourenço, Leonor de Almeida e Júlio Dinis”.
Para Rui Moreira, Pina é “um dos maiores escritores portugueses da sua geração e que sempre dignificou a cidade do Porto. A sua obra representa um legado inestimável para a cultura portuguesa”.
O programa contempla ainda 20 conversas, 21 concertos, quatro sessões de cinema, cinco sessões de comédia e 58 atividades para crianças e famílias.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“Estimular a paixão pela leitura não tem preço”. Palácio de Cristal recebe mais uma edição da Feira do Livro do Porto
{{ noCommentsLabel }}