Software da Universidade de Coimbra simula impactos económicos à escala regional

Acordo entre Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e PlanAPP vai desenvolver um software de simulação de impactos económicos à escala regional. Projeto ficará concluído no final deste ano.

O Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública (PlanAPP) estabeleceu um protocolo de cooperação com a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) para desenvolver um software de simulação de impactos económicos à escala regional, que tem por base os modelos input-output desenvolvidos.

De acordo com o organismo do Estado, o principal objetivo passa pela criação de uma ferramenta de análise da estrutura produtiva regional e inter-regional portuguesa e da projeção de impactos sobre a mesma a partir dos modelos input-output regionais. Este software, que será propriedade da PlanAPP, poderá ser utilizado por outras entidades públicas, quando devidamente credenciadas para o efeito e com a formação necessária, que será providenciada pelo PlanAPP”.

Através do estabelecimento de modelos regionais de input-output e multiplicadores para as sete regiões NUTS II do país, “será elaborado um relatório que explicitará o comércio inter-regional de cada uma das regiões e os principais efeitos de spill-over entre si e o resto do país, decorrentes de choques exógenos em cada uma das regiões”, acrescenta a entidade estatal.

O projeto teve início a 31 de maio de 2022 e estará concluído a 31 de dezembro de 2023.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Software da Universidade de Coimbra simula impactos económicos à escala regional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião