Plano anual de avisos do PT2030 conhecido para a semana
Mariana Vieira da Silva rejeita quaisquer atrasos na divulgação dos resultados dos primeiros avisos de apoio ao investimentos produtivos para PME. "Estamos numa fase de análise dos primeiros avisos.”
A Comissão Interministerial do Portugal 2030 aprovou esta sexta-feira o plano anual de avisos do novo quadro comunitário de apoio, que será apresentado publicamente na quarta-feira da próxima semana, anunciou a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.
“A Comissão interministerial do Portugal 2030 aprovou hoje mesmo o plano anual de avisos que apresentaremos publicamente na quarta-feira, um sinal de que estamos a cumprir que tínhamos planeado”, disse Mariana Vieira da Silva esta sexta-feira na conferência de imprensa sobre a aprovação da reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência por parte da Comissão Europeia.
“Abrimos inicialmente os avisos, que tinham uma maior urgência, em março e decidimos que abriríamos um conjunto muito vasto de avisos para o ano que agora se inicia em setembro e que consta do plano anual de aviso”, acrescentou a responsável, assegurando que “não há nenhuma diferença face” àquilo que tinham “planeado desde a primeira hora”.
Mariana Vieira da Silva disse que estão “numa fase de análise dos primeiros avisos” do PT2030. “O que precisamos é gerir o tempo próprio da análise e de resposta e não confirmo a existência de nenhuns atrasos”, disse quando confrontada com a notícia avançada pelo Expresso (acesso pago) de que a divulgação dos resultados a primeira fase de candidaturas das micro, pequenas e médias empresas (PME) ao PT2030 a investimentos produtivos em atividades inovadoras estava atrasada devido a problemas informáticos.
“São os tempos normais”, garantiu a ministra da Presidência, recordando que 2023 “coincide com o fecho do PT 2020” e é um ano muito “relevante do ponto de vista do PRR”.
Questionada sobre o ritmo de execução do Portugal 2020, que tem obrigatoriamente de ser encerrado este ano, Mariana Vieira da Silva reconheceu que “faltam poucos meses” e a execução é de 92%”. Mas Portugal é, “neste momento, o terceiro país da UE com maior execução” do PT2020. “A nossa convicção é de que chegaremos ao final o ano com o PT 2020 totalmente utilizado e cumprido”, concluiu.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Plano anual de avisos do PT2030 conhecido para a semana
{{ noCommentsLabel }}