Empresas devem receber em outubro pedidos de reembolso das despesas no PRR
IAPMEI tinha previsto iniciar os pagamentos contra reembolso dos investimentos no âmbito das agendas mobilizadoras até ao final do semestre.
Os pagamentos contra reembolso dos investimentos no âmbito das agendas mobilizadoras só vão começar a ser feitos em outubro, revelou ao ECO fonte oficial do IAPMEI. A previsão inicial era de que os pagamentos começassem a ser feitos até o final do primeiro semestre.
“A Consola de Incentivos IAPMEI PRR (plataforma) está em funcionamento e já disponibilizou o formulário de pedido de pagamento intercalar da Componente C5 das Agendas Mobilizadoras, estando previsto proceder à avaliação das despesas apresentadas e proceder aos respetivos pagamentos durante o mês de outubro”, avançou fonte oficial do IAPMEI, quando questionada se a plataforma criada para as empresas apresentarem as faturas decorrentes da execução dos projetos do PRR já está a processar os pagamentos.
Os montantes a pagar serão determinados “em função das despesas apresentadas pelos respetivos beneficiários”, precisou a mesma.
A plataforma está em funcionamento e já disponibilizou o formulário de pedido de pagamento intercalar da Componente C5 das Agendas Mobilizadoras, estando previsto proceder à avaliação das despesas apresentadas e proceder aos respetivos pagamentos durante o mês de outubro.
O acesso ao formulário foi disponibilizado em julho e, a partir de então, as entidades que integram as agendas mobilizadoras podiam começar a preparar os pedidos de pagamento a submeter após a apresentação dos Relatórios de Progresso trimestrais, os quais reportam a realização física dos projetos e permitem o respetivo acompanhamento.
O organismo liderado por Luís Prata Guerreiro tinha dito ao ECO que tinha previsto iniciar os pagamentos contra reembolso dos investimentos no âmbito das agendas mobilizadoras até ao final do semestre, depois de o ECO ter noticiado que não existia a plataforma onde as empresas poderiam comprovar os pagamentos feitos.
Mas até agora as empresas ainda não receberam quaisquer verbas contra reembolso. Os 735 milhões de euros pagos às empresas até 20 de setembro correspondem apenas aos 23% de adiantamentos a que as agendas têm direito.
Segundo o IAPMEI, “durante o mês de outubro será também disponibilizado o formulário de pedido de pagamento intercalar para a componente C11 (Descarbonização da Indústria)”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Empresas devem receber em outubro pedidos de reembolso das despesas no PRR
{{ noCommentsLabel }}