Primos criam colete inspirado na olaria de Nisa

Os fundadores do Projeto Serra, que têm uma marca de roupa de outwear inspirada nas serras do país, acabam de lançar o primeiro colete em homenagem ao território de Nisa e à arte milenar.

Apaixonados pelas pessoas, tons e relevos de Nisa, os fundadores do Projeto Serra acabam de lançar o primeiro colete em homenagem a este território e arte milenar. A homenagem resulta num colete em malha Sherpa em castanho alaranjado, com forro polar cinza no interior. A cor alaranjada remete para a cor do barro extraído da Serra de São Miguel, uma forma de “honrar o oleiro e a sua matéria-prima”.

Em 2021, os primos João Duarte, Tiago Pinto e Ricardo Amaral, de Vila Nova de Gaia, criaram o Projeto Serra que consiste numa marca unissexo de outwear para homenagear as serras de Portugal. “O Projeto Serra pretende reinventar a forma como olhamos para as peças de vestuário mais rurais. Serra porque cada uma das nossas peças está ligada a uma serra de Portugal”, explicam os fundadores. Desta vez, foi a Serra de São Miguel, conhecida pela olaria, a mais recente homenageada.

O Projeto Serra pretende reinventar a forma como olhamos para as peças de vestuário mais rurais. “Serra” porque cada uma das nossas peças está ligada a uma serra de Portugal.

Fundadores do Projeto Serra

Durante o processo de criação do colete, os primos tiveram oportunidade de visitar e aprender mais sobre o ofício com o Sr. Pequito, mestre oleiro há mais de 70 anos na vila de Nisa, com a esposa Joaquina e a aprendiz Ilda Marques.

“Esta é, para nós, a missão do Projeto Serra – que as nossas peças sejam o ponto de partida para uma conversa, uma iniciativa ou uma visita às montanhas e às pessoas que vamos homenageando”, refere Tiago Pinto, cofundador do Projeto Serra, em comunicado. “Sempre que possível fomentamos o diálogo, os negócios e os locais que visitamos junto dos nossos seguidores. Divulgação, financiamento direto ou indireto e projeção é o que tentamos trazer aos territórios”, diz.

Os fundadores explicam que este colete resulta da “necessidade de conforto e mãos livres que o oleiro deve ter no momento em que está na roda a manusear a argila”. Esta peça é feita em Portugal e custa 105 euros.

Cada peça conta a história de uma serra nacional, as suas pessoas e ofícios. Para além da Serra de São Miguel, os primos já criaram peças com a Serra da Estrela, Freita, Monchique, Soajo e montanha do Pico como pano de fundo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Primos criam colete inspirado na olaria de Nisa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião