Exclusivo Dona da Mariano Shoes compra fábrica em Oliveira de Azeméis para duplicar produção

Salva da falência em 2019 por um conjunto de empresários, a nova dona da Mariano Shoes, de São João da Madeira, adquiriu uma unidade em Oliveira de Azeméis para apostar no calçado de senhora.

Fundada em 1945 em São João da Madeira pelo mestre artesão Manuel de Almeida Jorge, a Mariano Shoes, que foi comprada em 2020 pela All Around Shoes, mantém o espírito de artesão vivo e continua a apostar no calçado feito à mão, que chega a clientes de todo o mundo. Com o objetivo de duplicar a capacidade produtiva e apostar na produção de calçado de senhora, a dona da empresa de São João da Madeira adianta ao ECO/Local Online que comprou uma fábrica em Oliveira de Azeméis que produz calçado feminino de “alta qualidade”.

Com esta aquisição, contextualiza a diretora executiva, Fátima Oliveira, a Mariano Shoes passa a ter uma capacidade de produção de 400 a 600 pares de sapatos por dia, dependendo da tipologia do produto. A empresa fatura um milhão de euros — 80% são obtidos na exportação — e emprega agora um total de 60 pessoas nas duas unidades industriais.

“A All Around Shoes adquiriu uma nova empresa para dotar a marca de uma capacidade total de produtos de senhora. Na unidade de São João da Madeira não produzíamos sapatos de saltos e algumas tipologias de produto e adquirimos essa unidade para nos dar essa capacidade. A aquisição desta unidade possibilitou-nos duplicar a capacidade instalada, explica a gestora, sem revelar o valor deste negócio.

A All Around Shoes adquiriu uma nova empresa para dotar a marca de uma capacidade total de produtos de senhora. Na unidade de São João da Madeira não produzíamos sapatos de saltos e algumas tipologias de produto e adquirimos essa unidade para nos dar essa capacidade de produção.

Fátima Oliveira

Diretora executiva da All Around Shoes

Depois de passar por um período conturbado, a Mariano Shoes foi comprada em 2019 pela All Around Shoes, que impediu a falência da empresa de calçado. Os novos donos são um conjunto de acionistas de Lisboa, que incluí o empresário Fernando Neves de Almeida. Manteve os mesmos colaboradores, mas deu um novo rumo ao negócio, mantendo a produção de calçado de forma artesanal, desde o primeiro corte ao polimento final, a partir do local original na Rua Jaime Afreixo.

Um ano depois da aquisição da Mariano Shoes, que mantém colaboradores descendentes do fundador, a All Around Shoes investiu um milhão de euros na empresa de São João da Madeira para internacionalizar a marca. “Esse investimento destinou-se à compra da marca, ao processo de internacionalização e a investimentos de marketing“, sublinha a gestora.

Fátima Oliveira frisa que o “objetivo inicial na aquisição da marca era fazer a sua expansão nacional e internacionalmente. Mantemos os investimentos na marca Mariano e os mesmos esforços de internacionalização”. O Médio Oriente, Europa e os EUA são os mercados externos mais relevantes para a marca de calçado.

Foi no final de 2020 que a marca Mariano Shoes apostou no calçado feminino, algo que tem “corrido muito bem” e tem pernas para andar. “Temos tido um muito bom feedback e as vendas têm vindo a aumentar”, afirma a diretora executiva, Fátima Oliveira.

Abre duas lojas em Lisboa e “caminha” para norte

Além da aposta na internacionalização, a Mariano Shoes continua a afirmar-se no mercado nacional e acaba de inaugurar a segunda loja própria na capital portuguesa. Os planos de expansão não ficam por aqui e está prevista a abertura de uma loja no Porto no próximo ano.

O primeiro espaço comercial foi aberto na Rua Castilho, em 2021, e o segundo foi inaugurado em outubro no Centro Comercial Colombo. A abertura desta loja no shopping da capital integra-se na estratégia de reforçar a presença da marca em Lisboa. O próximo passo é abrir lojas próprias noutras localizações, sendo a cidade Invicta a “localização privilegiada”.

“Temos planos para abrir num futuro próximo lojas noutras localizações, sendo a prioridade o Porto. Vamos analisar os dados, os resultados e posteriormente definir quando fazer a expansão da rede de retalho. Diria que será no próximo ano, é esse o nosso objetivo”, completa Fátima Oliveira, diretora executiva da All Around Shoes.

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