Localizações de estação da alta velocidade em Leiria terão estudo de impacte ambiental
As duas opções serão objeto de um estudo de impacto ambiental. "Em ambos os casos estamos perante estações conjuntas para a Alta Velocidade e a Linha do Oeste", diz o município.
A requalificação da atual estação ferroviária da linha do Oeste em Leiria-Gare ou a construção de uma nova estação na Barosa. Estas são as duas opções para a localização da estação da linha de alta velocidade entre Porto e Lisboa no concelho de Leiria, apresentadas durante uma reunião entre a autarquia e a Infraestruturas de Portugal, na noite de segunda-feira. E que vão ser objeto de um estudo de impacte ambiental.
O encontro juntou ainda representantes de alguns partidos com assento na Assembleia Municipal e presidentes das Juntas e Uniões de Freguesia, além dos líderes da Acilis – Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo da Região de Leiria, Nerlei – Associação Empresarial da Região de Leiria e Politécnico de Leiria.
As duas opções ainda serão objeto de um estudo de impacte ambiental, com respetivo período de consulta pública. “Em ambos os casos estamos perante estações conjuntas para a Alta Velocidade e a Linha do Oeste“, refere a autarquia de Leiria em comunicado.
Em análise estiveram os pós e contras das duas alternativas no âmbito da definição do traçado da linha de alta velocidade entre Soure e o Carregado, que contempla apenas uma paragem, precisamente em Leiria. “No caso da atual estação ferroviária, um dos aspetos positivos será o contributo para a requalificação daquela área e a proximidade à cidade”, avança a autarquia liderada por Gonçalo Lopes. Contudo, esta opção “tem um forte efeito sobre o edificado existente, além de representar um aumento no tempo das viagens e de ter condicionantes ambientais”, destaca o município.
No caso da atual estação ferroviária, um dos aspetos positivos será o contributo para a requalificação daquela área e a proximidade à cidade.
Já a solução Barosa, contrapõe a autarquia, “terá um maior impacto para a região, mas implica o desenvolvimento de soluções que garantem uma conectividade eficaz à cidade, não apenas no que diz respeito à Alta Velocidade mas também à Linha do Oeste, que passaria a utilizar a mesma estação” ferroviária.
Em paralelo com a alta velocidade, a Linha do Oeste será modernizada entre as Caldas da Rainha e o Louriçal, envolvendo um investimento na ordem dos 300 milhões de euros.
Com a linha de alta velocidade Lisboa-Porto, a cidade de Leiria passará a estar a apenas 40 minutos de Lisboa e a 50 minutos do Porto.
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