Holandesa dona do Freeport investe 30 milhões para expandir Vila do Conde Outlet
Obras arrancam em março de 2024 e terminam no final do primeiro semestre de 2025. Outlet cresce 26% com ampliação e relocalização de lojas e criação de novas.
A holandesa Via Outlets vai investir 30 milhões de euros na expansão do Vila do Conde Porto Fashion Outlet, em Modivas, que abrirá em julho de 2025 e vai criar 300 empregos. Terá 31 novas marcas, principalmente premium, que se somam às cerca de 120 existentes e que, ao todo, irão ocupar uma área de 31 mil metros quadrados, avançou Nuno Oliveira, regional business director da Via Outlets Ibéria, numa apresentação à imprensa esta quarta-feira.
Depois de uma intervenção em 2021, na ordem dos 13 milhões de euros, o Vila do Conde Porto Fashion Outlet prepara-se para uma nova empreitada a partir de março de 2024. Ano em que comemora uma década desde que a Via Outlets Ibéria — gestora de ativos do fundo de pensões holandês APG, e que também é dona do Freeport Lisboa Fashion Outlet em Alcochete — adquiriu este centro.
A expansão do outlet, a cargo do atelier de arquitetura L35, vai decorrer num terreno contíguo, com 10.000 metros quadrados, e quando abrir ao público, em julho de 2025, terá mais 31 novas lojas, quatro novos espaços de restauração envolvidos por um jardim de inverno, num total de 6.500 metros quadrados.
O programa da empreitada, que resultará numa área total de 31.000 metros quadrados, contempla o encerramento de uma das duas portas de entrada, que será substituída por outra nas imediações da estação do metro. Precisamente aqui haverá um outro acesso direto ao Outlet para ir ao encontro dos “10% dos clientes que chegam via metro“, revela Jorge Pinto Fernandes, Portugal, business director da Via Outlets Portugal.
Entre os motivos desta expansão estão, detalha Jorge Pinto Fernandes, a empresa holandesa querer “atrair mais marcas premium desejadas pelo mercado nacional e de turismo, que permitirão continuar a manter a ambição de ser um destino incontornável de compras na região Norte e Galiza”. Só os turistas – provenientes de Espanha, França, Alemanha, Brasil e EUA – geram 20% das vendas do Vila do Conde Porto Fashion Outlet.
Este outlet também é apetecível para as marcas se instalarem: “Temos tido muitas marcas interessadas em entrar no centro, assim como as já existentes a quererem aumentar a sua área de loja. São excelentes indicadores que nos dão confiança para avançar com este projeto, cumprindo a nossa ambição de sermos um destino de referência, permitindo-nos trabalhar o espaço de uma forma diferente e trazer uma vivência nova que consideramos necessária para criar o destino de compra a que nos propomos”, frisa este responsável.
Portugal é um mercado muito importante e reconhecido pelos nossos investidores, não só pelos resultados e caminho já feito, como pelo potencial do país, que é revelado pelo crescimento de marcas premium a instalarem-se quer em Lisboa quer no Porto.
Já com a remodelação em 2021, instalaram-se mais de 25 novas marcas no centro de Vila do Conde, como a BOSS, Under Armour, Karl Lagerfeld, Longchamp, e algumas delas trouxeram para o centro a sua maior loja outlet do país, como é o caso da Michael Kohrs, Guess, Levi’s ou Boss.
“Portugal é um mercado muito importante e reconhecido pelos nossos investidores, não só pelos resultados e caminho já feito como pelo potencial do país, que é revelado pelo crescimento de marcas premium a instalarem-se quer em Lisboa quer no Porto”, considera Jorge Pinto Fernandes.
Por isso mesmo, mantendo “firme” na estratégia dos 3 R’s – Remodelação, Remerchandising e Remarketing – a empresa vai “continuar a investir no mercado nacional, onde desde 2017 já investiu mais de 37 milhões, aos quais se juntam agora 30 milhões nesta expansão”, assinala este responsável. “Concluímos há menos de um mês a remodelação de Sevilha Fashion Outlet, também com o mesmo atelier de arquitetura, L35, e a transformação é um grande motivo de orgulho”, acrescenta, por sua vez, Nuno Oliveira.
Sem, contudo, avançar valor de faturação deste ano, o regional business director da VIA Outlets Ibéria garante que o negócio tem corrido bem apesar da crise económica que assola o país. Os dois centros em Portugal registaram “um crescimento de 23% no primeiro semestre deste ano face a período homólogo de 2019“, ano pré-pandemia, contabiliza.
“O conceito Outlet tem evoluído muito e hoje é considerado parte integrante da estratégia de distribuição das marcas. É o segmento de shopping que mais tem crescido e onde, cada vez mais, as marcas apostam com qualidade“. Por isso, sublinha, a grande aposta passa agora por “redefinir o conceito de compra ou shopping de alta“, com foco nas marcas premium.
Um estudo da Cushman & Wakefield revelou recentemente, destaca Nuno Oliveira, “que o canal outlet foi o que teve melhor recuperação e melhor performance, nomeadamente na Ibéria, onde a VIA Outlets tem quatro centros muito importantes do seu portfolio“.
Em 2022 tivemos cerca de 32 milhões de visitas e volume de negócios de 1,2 mil milhões de euros nos 11 centros dos nove países” onde a VIA Outlets está presente com mais de 100 lojas.
A Via Outlets, gestora de ativos do fundo de pensões holandês APG, foi criada em 2014 com vista à aquisição e gestão de centros outlet já existentes por toda a Europa.
A empresa mantém um posicionamento forte no mercado europeu onde existem 200 outlets. “Fomos o operador com maior crescimento e expansão”, realça Nuno Oliveira, avançando que o grupo continua a crescer em volume de negócios. “Em 2022 tivemos cerca de 32 milhões de visitas e um volume de negócios de 1,2 mil milhões de euros nos 11 centros dos nove países” onde a VIA Outlets está presente com mais de 100 lojas, calcula. Entre os países onde a holandesa opera estão Portugal, Espanha, Suécia, Noruega, República Checa, Polónia, Alemanha, Holanda e Suíça.
“O que nos distingue é a nossa visão: tentar criar destinos de compra premium e numa lógica de proporcionar as melhores experiências de compra. Queremos que os nossos centros tenham uma identidade local forte”, conclui.
Expansão em números:
- 30 milhões de euros de investimento na expansão do Vila do Conde Porto Fashion Outlet
- 300 novos postos de trabalho
- 10.000 metros quadrados de ocupação da nova área
- 4 novos espaços de restauração, num total de 6.500 metros quadrados
- 31 novas lojas
- Mais de cinco milhões de visitas
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