IP arranca com construção do troço da Via do Tâmega em Celorico de Basto por 11,7 milhões

Construção da variante "ansiada há vários anos pelas populações e pelos empresários da região" representa um investimento de 11,7 milhões de euros e terá uma extensão de 3,3 quilómetros.

A Infraestruturas de Portugal (IP) avançou com a construção da Variante à EN210, em Celorico da Basto, no distrito de Braga. A obra, desenvolvida no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), representa um investimento de 11,7 milhões de euros e contará com uma extensão de 3,3 quilómetros.

O Plano de Recuperação e Resiliência “deu-nos a oportunidade de podermos avançar de imediato com esta obra, ansiada há vários anos pelas populações e pelos empresários da região”, expressou o presidente da IP, Miguel Cruz, em comunicado.

A IP detalha que a nova ligação rodoviária “irá assegurar a melhoria das condições de acesso da zona de atividades económicas de Celorico de Basto aos principais eixos rodoviários, tendo como principais objetivos o reforço da mobilidade das populações e a promoção da atividade económica e a criação de emprego na região”.

A cerimónia de assinatura do auto de consignação decorreu na quinta-feira e contou, entre outros, com a presença do secretário do Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco, do presidente da Câmara de Celorico de Basto, José Lima, da coordenadora da dimensão Resiliência da Estrutura de Missão Recuperar Portugal (EMRP), Conceição Carvalho, e de João Amaral Ferreira, da empresa adjudicatária Alberto Couto Alves.

Nove investimentos PRR no terreno

A Infraestruturas de Portugal soma 20 obras lançadas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência. Destas, dez estão em fase de contratação, uma está já concluída — a empreitada de construção da ligação rodoviária à Área Industrial de Fontiscos e de reformulação do Nó de Ermida (Santo Tirso) –, e nove encontram-se em execução no terreno:

  • Variante à EN210 – Via do Tâmega
  • EN14. Maia (Via Diagonal) / Interface Rodoferroviário da Trofa
  • IC35. Penafiel (EN15) / Rans
  • EN344.Pampilhosa da Serra entre os quilómetros 67,800 e 75,520
  • Ligação ao Parque Industrial do Mundão – Eliminação de constrangimentos na EN229 Viseu/ Sátão
  • Acessibilidades à Zona Industrial de Riachos
  • Variante à EN248 (Arruda dos Vinhos)
  • Melhoria das acessibilidades à Zona Industrial de Campo Maior
  • Ligação da Zona Industrial de Cabeça de Porca (Felgueiras) à A11

O organismo liderado por Miguel Cruz está a concretizar os investimentos definidos na Componente Infraestruturas para “assegurar um território mais competitivo e mais coeso, e que integra três vertentes: a construção das ligações rodoviárias em falta (“Missing” links) e aumento capacidade da rede; o reforço das ligações rodoviárias transfronteiriças e a melhoria das acessibilidades rodoviárias às áreas de acolhimento empresarial.

A Infraestruturas de Portugal reforça que “está a executar de forma empenhada os projetos no âmbito do PRR cuja responsabilidade lhe está confiada”.

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