Autarquia financia Sporting de Braga com contrato-programa de 350 mil euros

Autarquia liderada por Ricardo Rio atribui novo apoio às escolas de formação das várias modalidades do clube bracarense. Verba de 640 mil euros paga a execução de obras em freguesias e instituições.

A Câmara de Braga vai atribuir um apoio financeiro de 350 mil euros ao Sporting Clube de Braga para apoiar as escolas de formação das várias modalidades desportivas amadoras. A autarquia liderada por Ricardo Rio tem ainda uma verba total de 640 mil euros para apoiar as freguesias e instituições do concelho.

Na próxima reunião do executivo municipal será proposta a celebração de um contrato-programa com o Sporting Clube de Braga, no valor de 350 mil euros para “apoio às escolas de formação das várias modalidades amadoras, dando continuidade ao programa de desenvolvimento desportivo, com a finalidade de apoiar as diferentes áreas de formação, fomento e sensibilização para as diferentes modalidades”.

Ainda no âmbito desportivo, a autarquia minhota explica, em comunicado, que firmará um contrato-programa com a Associação de Andebol de Braga no valor de cerca de dois mil euros, tendo como finalidade o pagamento das inscrições e do seguro de 49 atletas dos escalões de formação, de um treinador e de um dirigente do Arsenal Clube da Devesa.

Já com a Associação de Ténis do Porto vai celebrar um contrato-programa, no valor de cinco mil euros de forma a contribuir para o pagamento das licenças federativas, do seguro desportivo e da taxa de inscrição nas provas oficiais do Clube de Ténis de Braga (CTB) e do Btennis. O CTB tem inscritos 245 atletas dos diferentes escalões de formação, dois treinadores e dois elementos de direção.

Na reunião de executivo municipal, agendada para dia 8 de janeiro, será ainda votado um contrato-programa de desenvolvimento desportivo, no valor de dois mil euros, com a associação Crónicas e Critérios, parceira do Centro Municipal de Desporto Adaptado.

Transferências para as freguesias

Para a freguesia de Priscos, a autarquia vai transferir 96,9 mil euros com vista à execução da segunda fase do alargamento da Rua da Casa Nova, acrescidos de cerca de 11,4 mil euros como apoio financeiro para a elaboração do respetivo projeto. A Freguesia de Tebosa irá receber 34,5 mil euros para trabalhos complementares referentes às obras de intervenção no coletor de águas pluviais, junto à Igreja Paroquial.

Para a União de Freguesias de Escudeiros e Penso (Sto. Estêvão e S. Vicente), a Câmara Municipal de Braga irá transferir 8,2 mil euros para a elaboração do projeto de requalificação e alargamento da Rua de Rimau, e 3,6 mil euros para reforço de verba do alargamento e requalificação do Caminho Municipal 1343 (Rio Ledo).

4º aniversário do Centro de Tecnologia da Accenture em Braga - 11MAI21
Ricardo Rio, presidente da Câmara de BragaRicardo Castelo/ECO

Já a União de Freguesias de Crespos e Pousada irá receber 6,7 mil euros, para apoiar a requalificação de três espaços verdes em Crespos, nomeadamente o jardim no Largo de Combatentes, o jardim na entrada do Cemitério e o Jardim junto à EB1 da Freguesia.

Para a União de Freguesias de Morreira e Trandeiras, o município vai transferir 1,7 mil euros para apoio aos trabalhos de limpeza e reparação de várias ruas, tal como 19 mil euros, para o prolongamento da rede de águas pluviais na Rua das Retortas, na Freguesia de Esporões.

A freguesia de Espinho vai receber 45,5 mil euros para apoiar o projeto de construção do salão polivalente, do polidesportivo e arranjos exteriores, sendo que para a União de Freguesias de Nogueiró e Tenões será transferido 11,3 mil euros, para apoiar o projeto de alargamento do Cemitério de Nogueiró.

Já para a Junta de Freguesia de Cabreiros e Passos (S. Julião) serão transferidos 9,1 mil euros, para apoiar a pavimentação e alargamento da Rua Nª Senhora da Cabeça e da Travessa Nª Senhora da Cabeça, em Cabreiros, e para a União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves, a Autarquia irá alocar 19,7 mil euros, para apoiar o projeto de ampliação do Cemitério de Gondizalves.

Finalmente, deste volume de apoios consta ainda a transferência de dez mil euros para a Junta de Freguesia de Sobreposta, para apoio à limpeza das nascentes e minas/condutas de águas pluviais da Rua do Cruzeiro e da Rua da Piscina.

A autarquia bracarense propõem-se a apoiar a associação U.DREAM em dois mil euros, ao Centro de Solidariedade Imaculada Conceição será atribuído um apoio financeiro de 3,4 mil euros; e no âmbito do projeto BragaSol – presta apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade – será entregue um apoio financeiro para pagamento da ligação à rede pública de água no valor de 475 euros.

A Câmara de Braga aprovou um orçamento de 195 milhões de euros para 2024, mais 30 milhões de euros que o ano passado. Deste bolo orçamental, 57,4 milhões de euros destinam-se a investimentos e outros dez milhões serão transferidos para as freguesias do concelho. Mas são os gastos no âmbito da descentralização de competências que exigem uma fatia considerável, na ordem dos 30 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Autarquia financia Sporting de Braga com contrato-programa de 350 mil euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião