Governo aprova concurso para ligação aérea entre Bragança e Algarve
Conselho de Ministros aprovou o lançamento do concurso público para rota Bragança/Vila Real/Viseu/Portimão. Contrato atual termina no dia 28 e serviço pode ser interrompido durante vários meses.
O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira a autorização para o lançamento do concurso público para a prestação de serviços aéreos regulares na rota Bragança/Vila Real/Viseu/Portimão, por um período de quatro anos. Contrato atual termina a 28 de fevereiro. Se não for estendido, a operação será interrompida. Sevenair admite manter voos, desde que contrapartidas sejam melhoradas.
O destino do serviço da Sevenair, que seis dias por semana faz a ligação entre Bragança, Vila Real, Viseu, Cascais e Portimão, estava em suspenso, com o prazo do atual contrato de concessão a chegar ao fim este mês. O Governo decidiu finalmente avançar com o concurso público para mais quatro anos, o que não impede que os voos parem durante largos meses.
Sérgio Leal, diretor de operações de voo da Sevenair, diz ao ECO que a empresa já não está a vender bilhetes para datas após 28 de fevereiro. Só uma extensão do atual contrato permitirá manter a operação, mas não tem nenhuma indicação do Governo nesse sentido. Mesmo que venha a existir essa possibilidade, a companhia não aceita manter as mesmas condições.
“Não estamos disponíveis para prorrogar com mesmos valores o contrato atual”, afirma taxativo o diretor de operações de voo da Sevenair. A indemnização compensatória é de perto de 2,5 milhões de euros por ano, montante que Sérgio Leal considera insuficiente face ao “aumento do custo do combustível, da manutenção e dos materiais”. A indemnização pouco mudou face a 2009 (2,2 milhões), quando começou a operar a rota.
O diretor de operações de voo estima que o concurso demore pelo menos seis meses a ser concluído, pelo que “a haver um hiato não será pequeno. São vários meses”.
Durante o Inverno IATA (final de outubro a final de março), a Sevenair opera a rota uma vez por dia, seis dias por semana. No verão, voava duas vezes por dia.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo aprova concurso para ligação aérea entre Bragança e Algarve
{{ noCommentsLabel }}