Turismo do Algarve vai formar 1.800 profissionais do setor

Com o objetivo de capacitar os profissionais do setor, o Turismo do Algarve e o Turismo de Portugal lançaram o Programa “Competências do Futuro Algarve.

O Turismo do Algarve e o Turismo de Portugal apresentaram um programa de formação para os profissionais do setor para fazer frente aos desafios da indústria, nomeadamente a escassez de mão-de-obra e do reforço de competências. O programa “Competências do Futuro Algarve” contempla 440 horas de formação e envolve 1.800 profissionais.

Serão 440 horas de formação online, com recurso às escolas de Hotelaria e Turismo de Faro, Portimão e Vila Real de Santo António, nas áreas de liderança e gestão de equipas, competências de gestão, marketing e literacia digital, serviço de excelência no setor turístico, além de gestão sustentável dos recursos e eficiência hídrica.

“Este programa surge como resposta às necessidades identificadas pelas principais associações setoriais e tem como objetivo primordial apoiar os empresários do turismo na sua atividade, proporcionando um conjunto abrangente de ações de capacitação em áreas cruciais para o setor”, explicou o presidente do Turismo do Algarve, André Gomes, durante o lançamento do programa, na sede da Região de Turismo do Algarve (RTA).

“A excelência no serviço prestado é um compromisso inegociável para o Algarve, e a capacitação dos profissionais é um pilar essencial para alcançar esse desiderato neste setor fundamental para a economia regional”, completou.

Em comunicado, o Turismo do Algarve detalha que o programa “Competências do Futuro Algarve” contemplará dois intakes, a decorrer de fevereiro a maio e de outubro a dezembro – fora da época alta de atividade turística –, e quatro bootcamps presenciais nas escolas de Hotelaria e Turismo de Faro, Portimão e Vila Real de Santo António, um por cada área temática. No final das ações online decorrerá uma sessão presencial envolvendo todos os participantes.

Perante os desafios da personalização, da escassez de recursos humanos, do desajustamento das competências face ao mercado e da sustentabilidade, o Turismo do Algarve avançou com o levantamento das necessidades de formação junto do setor empresarial para identificar as áreas de competência prioritárias, tendo sido também analisadas as tendências no setor.

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