Turismo Centro de Portugal distingue melhores ideias de negócio no setor

As candidaturas ao IX Concurso de Empreendedorismo Turístico e ao VIII Concurso de Teses Académicas decorrem até 15 de março.

É para apoiar as melhores ideias de negócio turístico e valorizar o conhecimento científico produzido sobre a atividade que a Turismo Centro de Portugal (TCP) lança, mais uma vez, o Prémio José Manuel Alves – Concurso de Empreendedorismo Turístico e o Concurso de Teses Académicas.

Os interessados têm até ao dia 15 de março para submeter as candidaturas. O Prémio José Manuel Alves, que já vai na nona edição, é a distinção “de empreendedorismo turístico mais antiga do país, tendo já recebido um total de 378 candidaturas, distinguido 64 projetos e premiado 23“, calcula a TCP.

Este galardão presta homenagem ao ex-presidente da Região de Turismo do Centro que esteve na origem do gabinete de apoio ao investimento turístico na região Centro de Portugal.

Neste concurso são apenas elegíveis projetos que ainda não tenham iniciado atividade turística. Serão premiadas iniciativas nas áreas de alojamento turístico — incluindo empreendimentos turísticos e alojamento local –, agências de viagens e turismo/operadores turísticos, assim como estabelecimentos de restauração e de bebidas. Também podem concorrer projetos de aluguer de veículos automóveis sem condutor, de atividades de animação turística ou de base tecnológica associada ao setor.

Em 2023 o grande vencedor foi “O Nosso Fado”, destinado à construção de um eco hostel na Serra da Lousã, dedicado à sustentabilidade e ao desenvolvimento da economia local. Os empreendedores Ricardo Cunha e Romane Forgue pretendiam utilizar energia solar e sistemas de recolha de água da chuva.

Já o Concurso de Teses Académicas, que vai na oitava edição, visa distinguir o conhecimento gerado no seio da comunidade científica sobre a atividade turística e aproximá-lo das empresas do setor. Contempla duas categorias: uma para teses de mestrado e outra para teses de doutoramento.

Em 2023, esta iniciativa galardoou uma dissertação de doutoramento sobre experiências enogastronómicas denominada “A cocriação enquanto impulsionadora de experiências enogastronómicas”, de Mariana Sousa e Silva Cabral de Carvalho. Assim como uma outra tese de mestrado sobre turismo criativo, “A regeneração do património olivícola em Portugal com suporte no Turismo Criativo”, de Inês Costa Soares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Turismo Centro de Portugal distingue melhores ideias de negócio no setor

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião