Portugal Ventures à procura de projetos de turismo para investir

Cada projeto selecionado através da nova Call FIT irá receber 150 mil euros. Call FIT investiu em cinco startups um total de 730 mil euros. A YonWine é a mais recente.

A Portugal Ventures está à procura de projetos no setor de turismo em fase pré-seed. As candidaturas para a nova Call FIT – Fostering Innovation in Tourism estão abertas até 14 de abril. Candidaturas são efetuadas, exclusivamente, através das entidades que integram a Rede de Parceiros de Ignição da sociedade de capital de risco do BPF.

“A Call FIT é essencial para continuar a fomentar o crescimento de negócio no setor do Turismo, sendo que estes projetos que se encontram nesta fase inicial possam ter a capacidade financeira para desenvolver o produto, e delinear uma estratégia de crescimento sustentada com o acompanhamento da equipa da Portugal Ventures”, diz Pedro Mello Breyner, vogal executivo da Portugal Ventures. “As candidaturas sendo através da nossa Rede de Parceiros de Ignição, será uma mais valia na seleção dos projetos que se encontram preparados para investimento em capital de risco”, diz ainda citado e comunicado.

Através da Call FIT, em parceria com o Turismo de Portugal e o NEST – Centro de Inovação do Turismo, cada projeto selecionado irá receber 150 mil euros.

Quem pode candidatar-se

As candidaturas são efetuadas, exclusivamente, através da Rede de Parceiros de Ignição da Portugal Ventures, que conta com mais de 120 entidades, como incubadoras, aceleradoras, universidades, polos/clusters tecnológicos, associações e municípios.

“Os projetos que não se encontram incubados/acompanhados pela Rede de Parceiros de Ignição devem entrar em contacto com uma das entidades para avaliação do projeto e possibilidade de apresentar candidatura através do parceiro”, informa a Portugal Ventures em comunicado.

São elegíveis projetos não tecnológicos com “conceitos diferenciadores para a oferta turística do país, que contribuam para o enriquecimento da experiência do turista e o reforço da competitividade de Portugal como destino turístico”, mas igualmente projetos tecnológicos com “soluções que permitam melhorar a eficiência das empresas do setor do Turismo e da sua oferta de produtos e serviços.”

Desde o seu formato inicial até à reformulação efetuada em 2022, a Call FIT investiu em cinco startups num total de 730 mil euros. A YonWine – aplicação oferece ao visitante (maioritariamente estrangeiros) de projetos de enoturismo uma solução de compra dos vinhos experienciados na visita – foi o mais recente projeto a receber apoio.

“É essencial promover a inovação no setor do turismo e fazer dessa inovação um dos pilares essenciais de crescimento, para que o setor possa continuar a ser um catalisador na criação de valor para a economia nacional. A inovação pode ser um contributo decisivo para dar maior valor acrescentado ao turismo, sendo que também é essencial para que consigamos estar na vanguarda do desenvolvimento do setor e moldar o futuro do turismo”, diz Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, citado em comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal Ventures à procura de projetos de turismo para investir

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião