Porto de Setúbal passa a receber navios de cruzeiro. Prevê até 40 escalas nos próximos anos

O primeiro navio de cruzeiros deverá atracar na Doca dos Pescadores em maio. A administração portuária prevê ter entre 20 a 40 escalas nos próximos anos.

O Porto de Setúbal vai começar a receber navios cruzeiro este ano. Estão previstas quatro escalas, sendo que o primeiro navio de cruzeiros deverá atracar na Doca dos Pescadores em maio. A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) prevê que o Porto receba entre “20 escalas a 40 escalas anuais nos próximos anos”.

“Estamos a preparar tudo para termos, para já, um mini terminal de cruzeiros, mas esperamos ter já no final do ano as infraestruturas e a certificação do cais para começarmos a crescer a nível de cruzeiros. Em 2025 já temos sinalizadas três escalas em Setúbal. É um caminho que se vai fazendo ao criar as condições até porque haverá mercado e isso irá valorizar Setúbal, potenciar o desenvolvimento económico e criar emprego para a região”, explica ao ECO/Local Online, António Caracol, responsável pela administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra. Acrescentando que um “porto é uma força motriz para as regiões”.

A AAPS está neste momento a dotar o Porto de Setúbal com sistema de videovigilância, segurança, barreiras, entre outras. No entanto, António Caracol adianta ao ECO que está previsto um investimento de 600 mil euros para “uma solução mais definitiva”, ou seja, dotar o Porto de infraestruturas adequadas para começarem a receber mais escalas.

 

A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra evidencia que esta aposta visa “complementar” o Porto de Lisboa e não “concorrer” com a oferta da capital. António Caracol recorda que o ano passado, “Lisboa bateu o recorde de número de cruzeiros e passageiros”. Face a estes números, responsável pela administração do porto de Lisboa, António Caracol entende que “Setúbal tem de aproveitar esta oportunidade”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Porto de Setúbal passa a receber navios de cruzeiro. Prevê até 40 escalas nos próximos anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião