Agência criativa do Porto Legendary entra no mercado espanhol para estar “mais próximo dos clientes”
A Legendary emprega 37 pessoas, fatura dois milhões de euros e soma mais de 40 clientes. Dez anos depois da fundação, a agência criativa entra no mercado espanhol com um escritório em Madrid.
Diogo Pinheiro e Hugo Pinto conheceram-se no décimo ano quando estavam a frequentar o curso técnico de informática aplicada na Escola Profissional Bento de Jesus Caraça, no Porto. Ficaram amigos e em 2014 juntaram-se para fundar a agência criativa portuense Legendary People + Ideas. A comemorar os dez anos de atividade, arrancaram com operação no mercado espanhol, mais concretamente em Madrid, no início do ano. A Legendary soma mais de 40 clientes, emprega 37 pessoas e fatura cerca de dois milhões de euros.
“A aposta por Espanha é uma estratégia de proximidade e de maior penetração no mercado, que queremos que venha a representar 40% da faturação global nos próximos dois anos”, afirma Diogo Pinheiro em declarações ao ECO/Local Online. O gestor acrescenta que está previsto um investimento entre 250 a 300 mil euros nos próximos dois anos no mercado espanhol, entre escritório, contratação de recursos humanos, alguns estudos de mercado e presença em feiras do setor.
A aposta por Espanha é uma estratégia de proximidade e de maior penetração no mercado, que queremos que venha a representar 40% da faturação global nos próximos dois anos.
Diogo Pinheiro conta que a aposta no mercado espanhol tem como objetivo”estarem presentes nos centros de decisão ibérica” e “ajudar as empresas portuguesas que queiram expandir o negócio para Espanha”.
Para além de Portugal e Espanha, a Legendary People + Ideas tem projetos ativos de empresas portuguesas em vários mercados, como Alemanha, Reino Unido e França. “No Reino Unido trabalhamos muito com os vinhos do Porto da Cockburn’s e fazemos várias campanhas que acontecem aqui, mas também são declinadas lá. Na Amorim fizemos uma campanha de um flooring de cortiça que aconteceu na Alemanha e em diversos países”, tendo em conta que os mercados externos representam um grande peso na Corticeira. Outro cliente da Legendary que acaba por ver as suas campanhas publicadas lá fora é a francesa Natixis que tem escritórios no Porto.
Dos casinos Solverde à Sonae Mc, Legendary conquista novos projetos
A Legendary é a nova agência criativa da Carglass e foi selecionada pela Prio para ativação da marca de biocombustíveis no Tik Tok. Paralelamente conquistou novos projetos como a Solverde, Amorim Cork Composites e Sonae MC. “Somos a agência de redes sociais da Prio e da Sonae MC. Nos casinos Solverde estamos a trabalhar principalmente os spots de televisão”, explica o fundador que trabalhou na Randstad em Lisboa como manager mobile e web engineering.
Diogo Pinheiro revela ao ECO que vão entrar no concurso para a Motorola, “que vai voltar a trabalhar o mercado português com mais força”.
A Endesa, operadora de energia, acaba de renovar contrato com a agência criativa por mais três anos, para Portugal. Na carteira de clientes inicial conta com nomes como a STIHL, empresa líder mundial na área das motosserras e máquinas motorizadas que atua em Portugal e em Espanha.
Em 2021, a Legendary estava na lista das dez melhores agências criativas para se trabalhar, de acordo com a terceira edição do estudo Melhores Agências para Trabalhar, realizado no âmbito do barómetro Agency Scopen. O ano passado foram eleitos a Agência do Ano em Portugal nos Prémios Lusófonos da Criatividade, na categoria de publicidade.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Agência criativa do Porto Legendary entra no mercado espanhol para estar “mais próximo dos clientes”
{{ noCommentsLabel }}