Taxa de poupança das famílias na Zona Euro sobe para 14,6%
A taxa de poupança subiu face ao terceiro trimestre do ano e é mais do dobro da taxa registada pelos portugueses. Crescimento do rendimento disponível superou o aumento do consumo.
A taxa de poupança das famílias na Zona Euro atingiu 14,6%, no quarto trimestre de 2023, face aos 13,9% registados no trimestre anterior e aos 13,3% registados no último trimestre de 2022, revelam dados divulgados esta terça-feira pelo gabinete de estatísticas europeu Eurostat. Este valor é mais do dobro da taxa de poupança das famílias portuguesas que, no ano passado, estabilizou em 6,3%, segundo os dados das contas nacionais.
Ao contrário do que tem acontecido na Zona Euro, em Portugal as famílias continuam sem conseguir aumentar a sua taxa de poupança face ao rendimento disponível e mantêm-se distantes dos máximos de 11,9% e 10,6% alcançados nos anos da pandemia. Os números revelados pelo INE a 25 de março confirmaram que a taxa de poupança se manteve em 6,3% do rendimento disponível pelo segundo ano consecutivo em 2023.
No quarto trimestre, a taxa situou-se igualmente em 6,3%, refletindo crescimentos idênticos, de 1,3%, do rendimento disponível e da despesa de consumo final. Em sentido oposto, na Zona Euro, as famílias aumentaram menos o consumo (0,4%) face ao crescimento do seu rendimento disponível, que aumentou 1,2%, no último trimestre de 2023.
Os dados do Eurostat revelam ainda uma queda da taxa de investimento das famílias no euro de 9,8% para 9,7%, no mesmo período.
Já o lucro dos negócios das instituições não financeiras da Zona Euro diminuiu de 40,5% para 40,3%. Trata-se do valor mais baixo desde o quarto trimestre de 2020.
A taxa de investimento dos negócios no euro registou uma ligeira descida de 22,6% para 22,5%, no quarto trimestre, acrescenta ainda o Eurostat.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Taxa de poupança das famílias na Zona Euro sobe para 14,6%
{{ noCommentsLabel }}