Município de Gaia investe mais de 4,5 milhões de euros no Parque Biológico

Da ampliação do edifício principal e do parque autocaravanas ao novo cercado para linces ibéricos, há várias empreitadas em curso no Parque Biológico de Gaia, que recebeu 118 mil visitantes em 2023.

A Câmara Municipal de Vila Nova Gaia está a investir mais de 4,5 milhões de euros na requalificação e ampliação do Parque Biológico, sendo a maior fatia destinada à empreitada do edifício principal que deverá estar concluída em 2027. O objetivo é proporcionar melhores condições aos visitantes e aos “habitantes” deste centro de educação ambiental que em 2023 recebeu mais 44 mil visitantes do que no ano anterior.

No ano em que o Parque Biológico de Gaia assinala quatro décadas de vida, a autarquia vai investir entre 2,5 a 3 milhões de euros no projeto de remodelação e ampliação do edifício principal deste espaço do Norte do país, que integra uma área agroflorestal com 35 hectares e onde vivem em estado selvagem centenas de espécies de animais e plantas.

Área de ampliação do Parque Biológico de Gaia22 março, 2024

“Os objetivos propostos para este espaço estão a ser cumpridos a bom ritmo, nomeadamente no que diz respeito à sua ampliação”, salienta em comunicado o município liderado pelo socialista Eduardo Vítor Rodrigues, que não se pode candidatar nas próximas eleições por ter atingido o limite legal de mandatos.

Além disso, a autarquia também irá lançar em maio o projeto de arquitetura do Centro de Acolhimento do Parque Biológico, com um custo de 70 mil euros. Também para breve está prevista a ampliação do parque de autocaravanas e a construção do edifício de apoio, com uma duração prevista de 200 dias, envolvendo um investimento de 480 mil euros.

Novo cercado para acolher linces ibéricos no Parque Biológico de Gaia.

Em curso está ainda a requalificação do auditório que deverá estar concluída em setembro e que tem um custo na ordem dos 400 mil euros. Na mesma altura deverão estar prontas as instalações com um novo cercado para acolher dois linces ibéricos, num investimento de 380 mil euros. Este espaço insere-se numa área habitada por outras espécies que coabitam o ecossistema do lince ibérico, como javalis e corços.

No âmbito da ampliação deste centro educativo ambiental, o município contabiliza já ter investido 300 mil euros na aquisição de 16 hectares, quatro dos quais serão adquiridos brevemente.

Ao todo, 118.267 pessoas visitaram o Parque Biológico de Gaia durante o ano de 2023, ou seja, mais 44.458 do que em 2022. Entre as novidades deste espaço está ainda a implementação do passaporte anual, um documento que inclui 31 desafios que serão divulgados nas redes sociais em diferentes datas comemorativas ao longo do ano. Aos primeiros 100 passaportes com, pelo menos, 15 desafios carimbados, será oferecida uma entrada anual no parque.

Mural de Mr. Dheo no Parque Biológico de Gaia22 março, 2024

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Município de Gaia investe mais de 4,5 milhões de euros no Parque Biológico

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião