Ponte centenária que liga Amarante e Celorico de Basto promete ser “ícone turístico”
A requalificação da Ponte de Arame, que liga o Minho ao distrito do Porto, deverá estar concluída no início de junho. Vai unir os municípios e "atrair visitantes” à região.
Construída em 1926, a Ponte de Arame, que une os concelhos de Celorico de Basto e Amarante, nas freguesias de Arnoia e Rebordelo, respetivamente, está a ser alvo de uma requalificação de 324 mil euros. A obra deverá estar concluída no início de junho e promete ser um “ícone turístico”.
“Os trabalhos da empreitada estão a decorrer de acordo com o previsto no projeto e programa-se a sua conclusão para o início do mês de junho. Algo que desejamos que aconteça a curto prazo e que vai contribuir para a dinâmica do turismo de natureza deste território”, afirma a presidente do conselho diretivo da Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT), Cristina Vieira.
A obra da responsabilidade da AMDT contempla a reabilitação e o reforço da Ponte de Arame, elemento centenário, “estando já ambas as margens com trabalhos avançados para a união fortificada e com segurança necessária para o futuro funcionamento”, avança a entidade.
A Associação de Municípios do Douro e Tâmega refere ainda que, depois da requalificação, a infraestrutura poderá ser retomada como ligação entre ambos os municípios e “tornar-se um ícone turístico, com uma envolvência paisagística que vai atrair muitos visitantes e amantes da natureza”.
Este projeto resulta de um investimento global de 324.283,67 euros da candidatura no âmbito Projetos Âncora, do Programa Operacional Regional do Norte (EEC PROVERE), e engloba um levantamento geométrico e topográfico, projeto de execução e a empreitada.
“É um projeto que assume uma grande relevância no contexto Estratégias da Eficiência Coletiva (EEC) PROVERE, uma vez que vem reforçar a aposta da instituição na área do Turismo de Natureza, projeto âncora desenvolvido por esta associação na EEC PROVERE Turismo para Todos, a incidir no Douro, Tâmega e Sousa, Arouca e Vale de Cambra”, conclui a AMDT.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ponte centenária que liga Amarante e Celorico de Basto promete ser “ícone turístico”
{{ noCommentsLabel }}