Estes são os representantes de Portugal na competição internacional Young Lions
No fim de semana, os 70 finalistas do bootcamp responderam aos briefings das sete categorias a concurso. As propostas foram defendidas ontem e, em junho, os vencedores rumam a Cannes.
Está escolhida a comitiva que vai representar Portugal a competição internacional Young Lions, durante o festival Cannes Lions, em junho. Durante o fim de semana, os 70 finalistas do bootcamp, que teve lugar nas instalações da NTT Data, no Saldanha, responderam aos briefings das sete categorias a concurso e, durante o dia de segunda-feira, os jovens criativos defenderam as suas propostas perante o painel de jurados, constituído por profissionais do setor.
“Este ano registamos um aumento de 16% do número de candidaturas, um crescimento que espelha a vontade dos jovens profissionais em ir mais além, em desafiar as suas capacidades e pôr o seu nome na história da criatividade. As duplas vencedoras têm, agora, a oportunidade de “ficar na cabeça” e “no ouvido” das mentes mais criativas a nível internacional, num dos maiores festivais de criatividade do mundo”, refere Ana Paula Costa, representante do Lions Festivals, lembrando que os vencedores dos Tangity Young Lions Portugal vão concorrer com duplas de 70 países.
Na edição deste ano, o Turismo de Portugal lançou o briefing da categoria Filme, cuja proposta vencedora foi a dupla de Francisco Machado (Judas) + Daniel Gordon (Trix). Os vencedores do desafio lançado pela Betclic, na categoria Imprensa/ Outdoor foram Maria Branco (Judas) + Catarina Araújo (VML). Em Design, foram David Canaes (Fuel) + Francisco Roque do Vale (VML) a superar o desafio proposto pela MOP.
Com um briefing lançado pela Nos na categoria Digital foram Tomás de Matos Almeida (BBDO) + João Chicau (VML) a dupla vencedora do desafio, e na categoria de Media, João santos (Arena Media) + Débora Jaime (Arena Media), conquistaram o primeiro lugar, destacando-se no desafio proposto pela Leroy Merlin. No briefing lançado pela EDP, Beatriz Raposo (LLYC) + Rita Paulo (LLYC) desenvolveram a proposta mais criativa na categoria de Relações Públicas. A dupla que venceu o desafio lançado pela Worten, na categoria de Marketing foi Mariana Coimbra (ERA Imobiliária) + Francisco Vaz Santos (NOVA SBE).
Duplas vencedoras
Media (Briefing: Leroy Merlin)
1º Lugar: João Santos (Arena Media) + Débora Jaime (Arena Media)
2º Lugar: Margarida Brilhante (Mindshare) + Bernardo Graça (Mindhsare)
3º Lugar: Leonor Moniz (Group M) + Mafalda Aleixo (EssenceMediacom)
PR (Briefing: EDP):
1º Lugar: Beatriz Raposo (LLYC) + Rita Paulo (LLYC)
2º Lugar: Sofia Melo Mendes (Verlingue) + Inês de Amorim Almeida (EDP New)
3º Lugar: Hernâni Correia (Leo Burnett) + Manuel Menezes (Havas)
Marketing (Briefing: Worten)
1º Lugar: Mariana Coimbra (ERA Imobiliária) + Francisco Vaz Santos (NOVA SBE)
2º Lugar: Sara Aguiar (P&G) + Filipe Santiago Lopes (NOS)
3º Lugar: Catarina Espírito Santo (NOS) + Vanessa Marques (NOS)
Filme (Briefing: Turismo de Portugal):
1º Lugar: Francisco Machado (Judas) + Daniel Gordon (Trix)
2º Lugar: Carlota Real (Judas) + Luís Ferreira Borges (Stream and Tough Guy)
3º Lugar: Miguel Valente (Bar Ogilvy) + Beatriz Roque (BBDO)
Imprensa/Outdoor (Briefing: Betclic):
1º Lugar: Maria Branco (Judas) + Catarina Araújo (VML)
2º Lugar: Joana Quintela Moura (Havas) + Mariana Trindade (Uzina)
3º Lugar: Guilherme Kaufmann (FunnyHow) + Rúben Vilaça (FunnyHow)
Digital (Briefing: Nos)
1º Lugar: Tomás de Matos Almeida (BBDO) + João Chicau (VML)
2º Lugar: Nuno Miguel Coelho (ACNE Lisboa) + Tomás Toste (Freelancer)
3º Lugar: Welzimar Silva + Pedro Silva (O Escritório)
Design (Briefing: MOP)
1º lugar: David Canaes (Fuel) + Francisco Roque do Vale (VML)
2º lugar: Michelle Silva (Judas) + Carolina Gonçalves (Judas)
3º lugar: Mercedes Alves (This is Pacifica) + Eduardo Abilheira (abilheira.design)
“Costumo dizer que os Young Lions representam o futuro do setor da publicidade, criatividade e marketing e são sempre uma “fotografia do setor”. Este grupo de 70 jovens reflete isso mesmo: uma mistura de jovens de grande qualidade que trabalham em agências e empresas consagradas com outros de novas agências mais recentes que cada vez mais têm dado cartas neste mercado”, acrescenta Vasco Perestrelo, CEO da MOP, entidade representante do Lions Festivals em Portugal.
A partir do dia 17 de junho, em Cannes, as duplas vão receber os briefings de uma Instituição de Solidariedade Social ou ONG, tendo 24 horas (48 horas no caso da categoria de Filme) para a concretização de uma estratégia que vá ao encontro do desafio proposto.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.