Negócios +M

Continente foi o maior anunciante de março, mês da nova estratégia de comunicação

Carla Borges Ferreira,

A Dentsu Media foi a agência que alocou mais investimento em março e a VML liderou entre as criativas. No acumulado do ano, Modelo Continente, Ediclube e Lidl são os maiores anunciantes.

Após um início de ano em que o investimento publicitário foi liderado pelas televendas e, em fevereiro, pela Nos, o Continente voltou a ser o maior anunciante do país em março, mês em que apresentou o novo posicionamento para a comunicação.

A preços de tabela — ou seja, sem os descontos negociados com os meios —, a insígnia da MC investiu em publicidade 55,2 milhões de euros, mais 11 milhões do que o Meo, que também subiu em março ao pódio dos maiores anunciantes. Na terceira posição surge este mês outra operadora de telecomunicações, a Vodafone, com um investimento a preços de tabela de 42,5 milhões se euros.

O meio televisão absorve, de acordo com os dados MediaMonitor, a esmagadora maioria do montante investido por estes três anunciantes.

Ediclube, com 39,8 milhões, e Lidl, com 30,7 milhões, encerram o top cinco. No ranking mensal elaborado pela empresa do grupo Marktest, surgem ainda a Unilever Fima, a L’Oreal Portugal, a Med&cr – Serviços de Gestão de Cartões de Saúde, a Procter & Gamble e a Pharma Continente. A Wells, recorde-se, lançou em março a maior campanha desde o lançamento da marca, como explicou Marta Castro ao +M.

Entre as agências de meios, também a preços de tabela, o mês de março voltou a ser liderado pela Dentsu Media, com 163,4 milhões de euros. Seguem-se a Arena Media (145,4 milhões) e a OMD (139,8 milhões). As primeiras cinco posições ficam preenchidas com a Wavemaker e Initiative.

Zenith, Mindshare, Havas Media, Universal McCann e Starcom MediaVest Group encerram o top 10.

Nas agências criativas o mês foi liderado pela VML, Fuel e Publicis Publicidade. Seguem-se a Dentsu Creative e a Havas Worldwide, na quarta e quinta posições. McCann Erickson, Bar Ogilvy, Santa Fé Orange, O Escritório e BBDO Portugal ocupam as cinco posições seguintes.

Analisando o acumulado dos primeiros três meses do ano, Modelo Continente, Ediclube e Lidl são os maiores anunciantes. Nas agências de meios as primeiras posições são preenchidas pela Dentsu Media, Arena e OMD e, nas criativas, o ranking é encabeçado pela VML, Havas Worldwide e Fuel.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.