Televendas voltam a dominar publicidade no primeiro mês do ano
Nas agências de meios é a Dentsu Media/Carat quem ocupa a primeira posição, enquanto a VML lidera entre as agências criativas.
Tal como ocorreu no ano passado, as televendas voltaram a dominar o investimento em publicidade no primeiro mês do ano, com a Ediclube a ser novamente o maior anunciante do mês de janeiro. De acordo com o ranking mensal elaborado pela MediaMonitor, a empresa investiu em publicidade, a preços de tabela — ou seja, sem os descontos negociados com os meios — 49 milhões de euros. Deste montante, a quase totalidade (48,9 milhões) foi alocada à televisão.
O segundo maior anunciante foi o Modelo Continente, com 40,9 milhões de euros investidos em publicidade, enquanto a Procter & Gamble ocupa a terceira posição com 32,2 milhões. Em ambos os casos, a esmagadora maioria do investimento foi feito em televisão.
No top 5 seguem-se a McDonald’s e a Unilever Fima, ficando a lista dos 10 maiores anunciantes em janeiro completa com o Lidl, a Med&cr – Serviços de Gestão de Cartões de Saúde, a Reckitt Benckiser, a Viva Melhor Sempre e a Vodafone.
No total, e sempre a preços de tabela, o investimento mensal em todos os meios foi de 1.209 milhões de euros, com a grande fatia (1.116 milhões) a caber à televisão. A internet foi o segundo meio a colher mais investimento (27,2 milhões), seguindo-se o outdoor (25,5 milhões), a rádio (19,8 milhões), a imprensa (18,4 milhões) e o cinema (1,9 milhões).
Analisando por meios, a Ediclube foi a que mais investiu em televisão, enquanto a Endesa lidera o investimento em internet e a Think Out Loud foi a maior anunciante em outdoor. O investimento em rádio foi liderado pelo Modelo Continente, em imprensa pelo Global Media Group (dono do DN, JN ou O Jogo) e em cinema pela Nos.
Entre as agências de meios, também a preços de tabela, o primeiro mês do ano foi liderado pela Dentsu Media/Carat, com 131,9 milhões de euros, seguida pela Arena (119,8 milhões) e a OMD (108,3 milhões). As primeiras cinco posições ficam preenchidas com a Wavemaker e a Havas Media. No top 10 segue-se a Zenith, a Initiative, a Mindshare, a PHD e a Starcom Mediavest Group.
Já nas agências criativas, os primeiros lugares são ocupados pela VML, Fuel, Havas Worldwide, Santa Fé Orange e Publicis. O ranking fica completo com O Escritório, a Dentsu Creative, a TWBA, a BBDO e a Caetsu.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.