Negócios +M

Continente foi o maior anunciante de 2023

Carla Borges Ferreira,

A Arena conquista a primeira posição nas agências de meios e a Fuel lidera o ranking das agências criativas.

O Modelo Continente foi o maior anunciante de 2023. De acordo com dados MediaMonitor, ainda provisórios, a empresa investiu em publicidade, a preços de tabela – ou seja, sem os descontos negociados com os meios –, no último ano, 511 milhões de euros. A Altice Portugal ocupa a segunda posição, com um investimento a preços de tabela de 482 milhões, e a fechar o pódio surge a Nos, que investiu 468 milhões em publicidade.

Unilever Fima, L’Oréal Portugal, McDonald’s, Ediclube, Lidl, Worten e Vodafone completam o ranking dos 10 maiores anunciantes do país no último ano.

Nas agências de meios, o ano fecha com a Arena a conquistar a primeira posição, com um investimento – sempre a preços de tabela – de 1.864,6 milhões de euros. A segunda posição é conquistada pela Carat, com 1.710 milhões, e na terceira surge a OMD, com 1.686 milhões.

Wavemaker, Initiative, Zenith, Havas Media, Mindshare, EssenceMediacom e Starcom Mediavest Grupo encerram o top 10. Destaque ainda, nas cinco posições seguintes, para a Universal McCann, PHD, Media Gate, Nova Expressão e Six:Am.

A Fuel, também do grupo Havas, ocupa a primeira posição no ranking das agências criativa. Neste, a Publicis, VMLY&R, Dentsu Creative, Havas Worldwide, O Escritório, Wunderman Thompson, BBDO Portugal, TBWA Lisboa e Bar Ogilvy encerram o top 10.

De acordo com o ranking elaborado pela Marktest, a televisão é de longe o meio mais procurado pelos anunciantes. Segue-se a internet, outdoor, imprensa, rádio e cinema.

Recuando ao último mês, a Nos, Nestlé e L’Oréal Portugal foram os maiores anunciantes. Nas agências de meios, as primeiras posições são ocupadas pela Arena, Carat e Wavemaker e, nas agências criativas, a liderança é d’O Escritório, Fuel e Bal Ogilvy.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.