Televendas dominam publicidade em janeiro

A Ediclube foi a maior anunciante de janeiro. Nas agências de meios a liderança é da Carat e a Fuel ocupa a primeira posição nas agências criativas.

O Ediclube foi o maior anunciante do mercado em janeiro. As televendas dominaram assim o espaço publicitário em televisão no último mês, tendo marcado presença não só durante a madrugada mas alargando a comunicação ao longo do dia e em todos os canais generalistas, explicaram ao +M/ECO.

A preços de tabela — ou seja, sem a aplicação dos descontos negociados com os meios — a Ediclube investiu em publicidade perto de 40 milhões de euros no último mês. Destes, a quase totalidade foi em televisão, tendo sido alocados à imprensa 60 mil euros. A empresa trabalha diretamente com os meios, não sendo o planeamento e compra feito por agência de meios.

Na segunda posição do ranking dos maiores anunciantes surge o Continente. A preços de tabela a insígnia investiu 35,2 milhões de euros, repartido por televisão (33,7 milhões), internet (917 mil euros), rádio (401 mil), outdoor (133 mil) e imprensa (41 mil).

Na terceira posição está a Nos, com 34,5 milhões. Destes, 34,1 milhões foram em televisão e 340 mil euros em cinema, meio explorado pela operadora. Rádio (52 mil euros), internet (39 mil), imprensa (19 mil) e outdoor, com mil euros, foram as formas como a Nos distribuiu o restante investimento publicitário.

European Home Shopping, Vodadfone, Viva Melhor Sempre, McDonald’s, Unilever Fima, Reckitt Benckinser e Pingo Doce são os restantes anunciantes que compõem o ranking elaborado mensalmente pela Media Monitor, empresa do universo Marktest.

Nas agências de meios a liderança é da Carat, com 120,1 milhões de euros [sempre a preços de tabela]. A Arena surge no segundo posto, com 119,7 milhões, e a OMD na terceira posição, com 115,1 milhões.

Wavemaker, Starcom Mediavest Group, Havas Media, Initiative, Zenith, Mediacom Portugal e Universal McCann fecham o top 10. Nas cinco posições seguintes surgem a PHD, a Mindshare, Media Gate, Nova Expressão e Six:am.

A Fuel ocupa a primeira posição nas agências criativas. Segue-se a O Escritório e, na terceira posição, a Wunderman Thompson. Publicis Publicidade e Santa fé Orange encerram o top cinco. Havas Worldwide, BBDO, YMLY&R, Dentsu Creative e TBWA Lisboa preenchem as posições seguintes. Alargando ao top 15, encontramos ainda a McCann Erickson Portugal, a Bar Ogilvy, Lola Normajean, Wycreative e Caetsu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Televendas dominam publicidade em janeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião