Negócios +M

Nos é o maior anunciante de fevereiro

Carla Borges Ferreira,

A Dentsu Media lidera o investimento em fevereiro, seguida pela OMD e pela Arena. Nas agências criativas a primeira posição é da Havas Worldwide, ficando o pódio completo com a VML e a Publicis

Depois de um mês de janeiro em que, tal como no ano passado, o investimento em publicidade foi dominado pelas televendas, a Nos foi o maior anunciante em fevereiro. A preços de tabela — ou seja, sem os descontos negociados com os meios —, a operadora investiu em publicidade 52 milhões de euros, mais 8,6 milhões do que o Ediclube, que desceu à segunda posição. A fechar o pódio está o Continente, com um investimento de 35,7 milhões se euros. Nos três casos, a esmagadora maioria do montante é alocado ao meio televisão.

Lojas Lidl e e Unilever Fima, com investimentos de 34,9 e 33,4 milhões, ocupam as posições seguintes no ranking mensal elaborado pela MediaMonitor, empresa do universo Marktest.

No top 10 seguem-se a Procter & Gamble, o Pingo Doce, a McDonald’s, L’Oréal Portugal e a Med&cr – Serviços de Gestão de Cartões de Saúde.

Analisando por meios, a Nos foi o maior anunciante em televisão, enquanto a EDP lidera o investimento em internet e a Think Out Loud foi a maior anunciante em outdoor. O investimento em rádio foi encabeçado pelo Modelo Continente, em imprensa pelo Global Media Group (dono do DN, JN ou O Jogo) e em cinema pela The Walt Disney Company.

No total, e sempre a preços de tabela, o investimento mensal em todos os meios foi de 1.268 milhões de euros, com a grande fatia (1.136 milhões) a caber à televisão. A internet foi o segundo meio a colher mais investimento (58,6 milhões), seguindo-se o outdoor (27,6 milhões), a imprensa (22,2 milhões) a rádio (21 milhões) e o cinema (2,1 milhões).

Entre as agências de meios, também a preços de tabela, o mês de fevereiro foi liderado pela Dentsu Media, com 129,3 milhões de euros. Seguem-se a OMD (122,5 milhões) e a Arena (117,7 milhões). As primeiras cinco posições ficam preenchidas com a Wavemaker e Initiative.

No top 10 surgem de seguida a Zenith, a Mindshare, Starcom Mediavest Group, Havas Media e a EssenceMediaCom.

Já nas agências criativas, a Havas Worldwide ocupa a primeira posição, seguida pela VML e pela Publicis. Fuel, O Escritório, Santa Fé Orange, Dentsu Creative, BBDO, McCann Erickson e Leo Burnett completam os 10 primeiro lugares.

Olhando agora para o acumulado dos dois primeiros meses de 2024, o Ediclube é o maior anunciante, seguindo-se o Modelo Continente e a Nos Comunicações. Dentsu Media, Arena e OMD são as maiores agências de meios e a VML, Havas Worldwide e Fuel, estas duas do grupo Havas, surgem como as maiores agências criativas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.