Macedo de Cavaleiros instalou 4.300 contadores inteligentes de água
A instalação de contadores inteligentes de água, em Macedo de Cavaleitos, visa uma gestão eficiente do sistema de abastecimento no concelho transmontano.
A Câmara Municipal Macedo de Cavaleiros instalou 4.300 contadores inteligentes de água na cidade transmontana, num investimento de 1,1 milhões de euros. Estes equipamentos permitem medir em tempo real o consumo doméstico e detetar anomalias no fluxo de fornecimento.
Esta medida insere-se no objetivo municipal de reduzir as perdas de água, e consequente diminuição do volume consumido e não faturado na rede municipal. A autarquia registou, em 2022, “quase menos 9% de desperdício na rede de abastecimento público do concelho e “uma poupança de mais de 295 mil euros” nos cofres municipais. Os dados constam do Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal, publicado recentemente pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) que “voltou a dar razão ao esforço que está a ser empreendido no concelho transmontano”, sustenta o município em comunicado.
O documento vem demonstrar que, em 2022, o concelho “voltou a reduzir, desta vez em 8,97%, as perdas de água na rede pública que gere relativamente ao ano anterior, o que permitiu poupar 295.103 euros ao orçamento autárquico”, destaca.
“Estamos há seis anos a fazer um elevado esforço na gestão eficiente do sistema de abastecimento. Mas vamos continuar a trabalhar para melhorarmos ininterruptamente, de ano para ano, o nosso índice de aproveitamento deste recurso tão essencial”, assinala o presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros. Benjamim Rodrigues calcula uma poupança na ordem de vários milhões de euros com a instalação destes novos contadores de água com telemetria.
Estamos há seis anos a fazer um elevado esforço na gestão eficiente do sistema de abastecimento. Mas vamos continuar a trabalhar para melhorarmos ininterruptamente, de ano para ano, o nosso índice de aproveitamento deste recurso tão essencial.
O município precisou de meio ano para substituir os contadores da cidade, resultante de uma parceria com a Wavecom, uma empresa aveirense de engenharia de comunicações e tecnologia wireless.
Estes contadores ultrassónicos e dotados de um sistema telemétrico transmitem toda a informação da rede de água para um sistema informático centralizado. O que permite receber um alerta sempre que for detetado um consumo fora do normal e, por consequência, ativar uma equipa de técnicos para inspecionar o local em causa.
Segundo o município, este é “o maior projeto do género em Portugal a usar o protocolo LoRa (long range wireless communication, ou seja, comunicação sem fios de longo alcance)”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Macedo de Cavaleiros instalou 4.300 contadores inteligentes de água
{{ noCommentsLabel }}