Turismo do Centro tem três milhões de euros de fundos europeus para promover a região

Programa aposta no turismo religioso e prevê a criação de um Observatório do Turismo Sustentável da Região Centro.

A Turismo Centro de Portugal (TCP) tem três milhões de euros de fundos comunitários para reforçar o posicionamento da região como um destino turístico sustentável de excelência e religioso, no âmbito da candidatura “Promoção Turística e Sustentabilidade da Região Centro 2023-2025” ao abrigo do Programa Regional do Centro (Centro 2030). Está prevista a criação de um Observatório do Turismo Sustentável da Região Centro com vista à monitorização da atividade turística regional e sub-regional, contribuindo para um melhor conhecimento integrado do setor e da sua cadeia de valor.

Este plano de ação visa reforçar a notoriedade da região e dinamizá-la economicamente, mediante a difusão e comercialização da oferta turística. A aposta no turismo espiritual e religioso será também um dos pilares deste projeto, a cumprir até 2025, no âmbito de uma parceria com a ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima, tendo como objeto os produtos turísticos Fátima, Caminho de Santiago e Património Judaico.

O apoio europeu a esta candidatura é muito importante não apenas para a Turismo Centro de Portugal, mas também para todo o território e para a atividade turística na região.

Raul Almeida

Presidente da Turismo Centro de Portugal (TCP)

Este apoio dos fundos europeus à promoção turística da região já foi oficializado, em Coimbra, entre a líder da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Isabel Damasceno, o presidente da TCP, Raul Almeida, e a presidente da ACISO, Purificação Reis.

O líder da TCP considera que “o apoio europeu a esta candidatura é muito importante não apenas para a Turismo Centro de Portugal, mas também para todo o território e para a atividade turística na região”. Raul Almeida destaca a importância da colaboração dos parceiros neste projeto em prol da dinamização do turismo e da economia desta zona do país. Citada em comunicado, Isabel Damasceno sublinha, por sua vez, que “o turismo tem grandes potencialidades na região, como os números indicam”.

Esta candidatura prevê a execução de diversos programas complementares com o objetivo de reforçar a promoção da marca Turismo Centro de Portugal, assim como dos seus recursos e produtos turísticos. Entre as atividades a desenvolver constam a promoção dos produtos turísticos numa lógica de escala, integração e coesão do território.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Turismo do Centro tem três milhões de euros de fundos europeus para promover a região

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião