Pedro Dominguinhos considera “inconcebível” candidaturas ao PRR esperarem 200 dias por resposta
Pedro Dominguinhos considera que tal como o PRR, o PT2030 também deveria ter uma comissão de acompanhamento da execução dos fundos de coesão.
O Presidente da Comissão de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) considera inaceitável, inconcebível e incompreensível que existam candidaturas ao PRR que estão 200 dias à espera de uma resposta, após o fim do prazo do aviso.
Em entrevista à Antena 1 e ao Jornal de Negócios, Pedro Dominguinhos considera que as entidades quando publicam os avisos têm de cumprir com os prazos que definem e se têm falta de meios devem acautelar previamente os meios necessários para cumprir os prazos que elas próprias definiram.
O responsável considera que a definição de um prazo de 60 dias, como limite máximo nas respostas às candidaturas a fundos europeus, defendido pelo primeiro-ministro, só é exequível se existirem os meios humanos e técnicos necessários.
Pedro Dominguinhos considera que, neste momento, o problema do PRR está na execução dos pagamentos: 19% do PRR estão pagos e 24% do total de investimentos também estão, mas este valor poderia estar cerca de 8 pontos percentuais acima, defende o presidente da CNA. A “execução física do PRR é superior à financeira”, diz. Ou seja, as empresas e as instituições avançaram com os projetos, nalguns casos endividaram-se e os pagamentos não estão a chegar, criando problemas de tesouraria. Ainda assim, a avaliar pelas declarações públicas do IAPMEI, acredita que no final de julho esses atrasos já tenham sido compensados.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Pedro Dominguinhos considera “inconcebível” candidaturas ao PRR esperarem 200 dias por resposta
{{ noCommentsLabel }}