Combitur transforma falida têxtil de Vizela em Retail Park com quase 12 milhões de euros
Num investimento de quase 12 milhões de euros, o Retail Park Vizela nasce agora no local onde funcionava a fábrica têxtil Sedas de Vizela que, em 1998, lançou no despedimento 250 colaboradores.
Onde em tempos funcionou uma das mais emblemáticas fábricas têxteis — Sedas de Vizela –, nas décadas de 1970 e 1980, é inaugurado esta sexta-feira o Retail Park Vizela, num investimento de quase 12 milhões de euros. Este espaço comercial vai criar cerca de 70 novos postos de trabalho e uma nova dinâmica económica na localidade nortenha.
Em declarações ao ECO/Local Online a empresa construtora Combitur — que atua nas áreas da engenharia e construção, metalomecânica, serralharia de alumínio e carpintaria — refere que o projeto foi desenvolvido em duas fases: a primeira arrancou em 2013 com a construção do espaço para Modelo Continente num investimento de cerca de seis milhões de euros. Já a segunda fase, que é inaugurada esta sexta-feira, custou 5,5 milhões de euros e já tem instaladas cinco das seis marcas que vão dar vida ao novo espaço: Pepco, Tedi, Action, Jysk e KIK.
Depois de nove meses de obras — que a Combitur considera ter sido “em tempo recorde” — o Retail Park Vizela nasce, assim, onde no local antes funcionou a antiga fábrica têxtil de Sedas de Vizela, que fechou em 1998 com o despedimento de 250 trabalhadores. Ocupa uma área de terreno de 10 mil metros quadrados com uma área de arrendamento de 5.700 metros quadrados.
A Combitur tem acionistas em comum com a empresa promotora e proprietária deste espaço comercial — a Vizesedas Imobiliária SA, fundada em 2001. Para além deste empreendimento, a Vizesedas tem outro projeto imobiliário na mesma zona da cidade de Vizela, com cerca de 5.000 metros quadrados de área a edificar onde pode alocar diversas insígnias.
A operar no setor da construção de edifícios industriais, logísticos e de retalho alimentar, a Combitur Construções nasceu em 1974, tendo o CEO José Manuel Arantes há já 35 anos. A Combitur tem no seu portfólio empresas de vários ramos para além da engenharia e construção civil, como a metalomecânica, os alumínios e a carpintaria. Com um volume de faturação de acima de 20 milhões de euros, “tendo praticamente triplicado a sua faturação face a 2008”, o grupo tem 123 colaboradores.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Combitur transforma falida têxtil de Vizela em Retail Park com quase 12 milhões de euros
{{ noCommentsLabel }}