Stellantis. Fusão entre Fiat Chrysler e PSA originou sinergias de 8,4 mil milhões
O CEO da fabricante automóvel, o português Carlos Tavares, explicou que as sinergias criadas com a fusão dos dois grupos foram o dobro do previsto inicialmente.
A fusão entre o grupo PSA (Peugeot, Citroën e Opel) e a Fiat Chrysler Automobiles, que deu origem à criação da Stellantis, originou uma sinergia de 8,4 mil milhões de euros através dos cortes de custos conseguidos com a criação da empresa, em janeiro de 2021, adiantou o CEO da fabricante automóvel, o português Carlos Tavares.
O valor é mais do dobro das expectativas iniciais quando o negócio foi anunciado em 2019 e representa um aumento em relação aos 5 mil milhões de euros atualizados em reduções esperadas no prazo de cinco anos após a conclusão da fusão, que deu origem a um dos maiores fabricantes de automóveis do mundo.
Ainda que não tenha especificado onde foram realizados os cortes de custos, as medidas para reduzir os custos do grupo têm incluído uma remodelação da cadeia de fornecimento e das operações da empresa, assim como cortes de postos de trabalho.
“Não estamos à procura do nosso caminho, sabemos para onde vamos“, garantiu o CEO da Stellantis, num evento com investidores nas instalações da empresa nos EUA, citado pela CNBC, referindo-se ao plano estratégico da empresa para 2030.
Desde o acordo para a fusão, em dezembro de 2019, a Stellantis reduziu a sua força de trabalho em 15,5%, eliminando cerca de 47.500 postos de trabalho, até ao final de 2023, segundo os documentos públicos da empresa.
Já este ano, a empresa deverá dispensar milhares de trabalhadores nos EUA e em Itália. No passado mês de março, a empresa chegou a acordo para cortar pelo menos 2.500 postos de trabalho em Itália. Nos EUA, são pelo menos 400 trabalhadores que vão abandonar os seus postos de trabalho.
Em Portugal, o CEO da Stellantis, que detém uma fábrica em Mangualde, onde vai arrancar já em 2024 com a produção de carros elétricos, garantiu em janeiro que a fábrica está a salvo de eventuais planos de cortes de custos que a empresa possa equacionar no futuro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Stellantis. Fusão entre Fiat Chrysler e PSA originou sinergias de 8,4 mil milhões
{{ noCommentsLabel }}