Norte 2030 apoia projetos de mobilidade sustentável com 31,8 milhões de euros

Entre os projetos a apoiar estão os relacionados com o transporte urbano digitalizado, mobilidade pedonal e ciclável ou planos de carbonização.

O Programa Regional Norte 2030, sob gestão da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), lançou um concurso de 31,8 milhões de euros para apoiar projetos que incentivem a acessibilidade e otimizem a mobilidade sustentável em cidades da região. As candidaturas decorrem até 30 de dezembro.

“Este concurso é dedicado a apoiar a criação, o desenvolvimento e/ou o crescimento de novos projetos que tenham como finalidade promover a acessibilidade e melhorar a mobilidade sustentável em cidades da região Norte”, descreve a CCDR-N, liderada por António Cunha, num comunicado.

Entre os projetos elegíveis ao concurso “Mobilidade Sustentável” estão, detalha a CCDR-N, aqueles que “tenham a capacidade de reduzir a pegada carbónica dos usos individuais de viaturas, com relevância para, por exemplo, a articulação entre os modos suaves”.

Este concurso é dedicado a apoiar a criação, o desenvolvimento e/ou o crescimento de novos projetos que tenham como finalidade promover a acessibilidade e melhorar a mobilidade sustentável em cidades da região Norte.

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N)

Também podem obter “luz verde” projetos de mobilidade amiga do ambiente que contemplem, por exemplo, transporte urbano digitalizado, mobilidade ativa (pedonal e ciclável), transporte flexível e sistemas de transportes sustentáveis. Assim como planos de descarbonização, e ações de sensibilização, informação e planeamento.

As candidaturas arrancaram a 31 de maio e prolongam-se até ao final deste ano. Podem candidatar-se autarquias e outras entidades.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Norte 2030 apoia projetos de mobilidade sustentável com 31,8 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião