Embarcação do Técnico movida a energia solar conquista segundo lugar no Mónaco

O Técnico Solar Boat conquistou o segundo lugar na classe solar entre 48 participantes a concurso no Monaco Energy Boat Challenge.

O Projeto Universitário Técnico Solar Boat, liderado por uma equipa do Instituto Superior Técnico (Lisboa), conquistou o segundo lugar entre um total de 48 participantes no Monaco Energy Boat Challenge, uma competição destinada a embarcações elétricas movidas a energias renováveis e organizada pelo Yacht Club do Mónaco.

É com imenso orgulho que temos a oportunidade de representar Portugal e o Instituto Superior Técnico mais uma vez nesta competição de grande relevância para a promoção da mobilidade elétrica e das energias renováveis“, refere Miguel Gil, team leader do Técnico Solar Boat, citado num comunicado.

“Continuamos empenhados em demonstrar a excelência e a inovação que caracteriza a nossa equipa, sendo que este é apenas mais um passo naquele que é um caminho emocionante para o Técnico Solar Boat, à medida que estabelecemos objetivos cada vez mais ambiciosos para um futuro sustentável”, completa Miguel Gil.

O Técnico Solar Boat obteve o segundo lugar na classe solar, igualando assim o resultado conquistado em 2019 com o antecessor do São Rafael 03. Adicionalmente, a equipa ganhou o prémio de Eco-Conception Prize pelo design do São Miguel 02, um protótipo de embarcação movido a hidrogénio.

Esta é a oitava participação da equipa do Técnico Solar Boat no evento, tendo já alcançado anteriormente o segundo lugar a nível mundial em 2019, com o São Rafael 02, e um terceiro lugar também com o São Rafael 03 em 2022 de protótipos de embarcações movidos a energia solar.

Fundado em 2015, o Técnico Solar Boat é um projeto uuniversitário constituído por alunos de diversos cursos de Engenharia do Instituto Superior Técnico, especializado na construção de embarcações de competição movidas a energias renováveis.

O Monaco Energy Boat Challenge é uma competição de embarcações elétricas movidas a energias renováveis que decorre no Mónaco e que reuniu um total de 48 equipas de 25 países.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Embarcação do Técnico movida a energia solar conquista segundo lugar no Mónaco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião