Várias autarquias e um polo universitário interessados em gerir novos centros de saúde

  • ECO
  • 7 Outubro 2024

Alenquer, Cascais, Loures, Lisboa e Óbidos estão entre as câmaras municipais interessadas em abrir centros de saúde de gestão privada.

Há pelo menos cinco câmaras, uma unidade de saúde militar e um polo universitário interessados em avançar com a gestão de Unidades de Saúde Familiar modelo C (USF-C), um novo regime que permite que entidades do setor social, privadas e outras possam constituir centros de saúde, avança esta segunda-feira o Público.

O Governo quer, até ao final deste ano, criar 20 USF-C em municípios da região de Lisboa e Vale do Tejo (dez), Leiria (cinco) e Algarve (cinco). Entre as autarquias que já manifestaram interesse constam Alenquer, Cascais, Loures, Lisboa e Óbidos. A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, avançou no Parlamento que chegaram ao Ministério “mais de 30 manifestações de interesse” para a gestão de USF-C. Entre o rol de interessados há ainda entidades do setor social, uma unidade de saúde militar, uma Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades (CERCI), uma fundação e um polo universitário.

De acordo com o Ministério de Ana Paula Martins, “está a ser ultimado o pacote legislativo que possibilitará os procedimentos de contratualização das USF tipo C”. O objetivo é que seja “atribuído [a cada uma destas unidades] um número de utentes na ordem dos 18 mil”, podendo desta forma beneficiar os 360 mil utentes atualmente sem médico de família.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Várias autarquias e um polo universitário interessados em gerir novos centros de saúde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião