Metropolitano de Lisboa assina contrato para 72 novas carruagens

  • Alexandre Batista
  • 30 Outubro 2024

Investimento de 134 milhões de euros permite responder à procura esperada para a linha circular e linha vermelha entre São Sebastião e Alcântara.

O Metropolitano de Lisboa assinou com a Stadler Rail Valencia S.A.U. o contrato para aquisição de 24 novas unidades triplas, constituídas por 72 carruagens, no valor de 134 milhões de euros. Fica ainda prevista a possibilidade de juntar mais 36 carruagens à encomenda.

Neste valor, mais de 30% provêm do Programa Sustentável 2030, ficando o restante a cargo do Fundo Ambiental. O prazo de execução, de 54 meses, só se iniciará após emissão do visto prévio pelo Tribunal de Contas.

Apesar da assinatura do contrato ter decorrido a 22 de outubro, o Ministério das Infraestruturas e Habitação fez o anúncio apenas nesta quarta-feira, exatamente 12 meses decorridos do lançamento do concurso público internacional, a 30 de novembro de 2023.

Em abril, o Metropolitano de Lisboa dava nota de ter recebido duas propostas para o fornecimento destas 24 unidades triplas. Uma da CRRC Tangshan Co., LTD, no valor de 115,07 milhões de euros, e a da Stadler Rail Valencia, S.A.U., por 134 milhões de euros, ambas abaixo dos 138 milhões de euros, acrescidos de IVA, do preço-base.

Segundo explicação da empresa estatal, o propósito deste equipamento é “dar resposta ao aumento expectável da procura da rede do Metropolitano de Lisboa nos próximos anos face aos novos prolongamentos (linha Circular e linha Vermelha a Alcântara). A opção de adquirir mais doze unidades triplas (36 carruagens) prende-se com a necessidade de vir a substituir, de forma contínua, o material circulante que se encontra em fim de vida, procurando, desta forma, assegurar-se as condições de flexibilidade e interoperacionalidade de toda a frota”.

Este é o segundo contrato firmado com a Stadler Rail Valencia num espaço de quatro anos. Em fevereiro de 2020, foi assinada a aquisição de 42 carruagens, no valor de 114,5 milhões de euros. As três primeiras unidades triplas ML20 dessa encomenda já foram recebidas pelo Metropolitano de Lisboa em agosto último.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Metropolitano de Lisboa assina contrato para 72 novas carruagens

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião