Barragem de Fagilde vai “resolver problemas hídricos” na região de Viseu
A futura barragem de Fagilde será construída no vale a jusante da atual infraestrutura que abastece 140 mil habitantes dos concelhos de Viseu, Mangualde, Nelas, Sátão e Penalva do Castelo.
O presidente da câmara de Viseu, Fernando Ruas, mostrou-se satisfeito com o anúncio da construção da nova barragem de Fagilde, em Viseu, que, juntamente com a integração do município nas Águas do Douro e Paiva para o abastecimento da água em alta, vai “resolver os problemas hídricos que afetam toda a região” há vários anos, principalmente em períodos de seca decorrentes das alterações climáticas.
“O cenário que vivemos em 2017 foi muito crítico e não queremos que se volte a repetir. Com a construção desta nova barragem e a integração do município nas Águas do Douro e Paiva, para o abastecimento da água em alta, alcançamos, finalmente, soluções concretas e duradouras para os problemas hídricos que há anos nos afetam”, sublinhou o autarca social-democrata, durante a cerimónia de apresentação do estudo do projeto da nova infraestrutura, em Viseu.
Este estudo resulta de um protocolo de colaboração técnica e financeira celebrado, em março de 2022, entre a câmara viseense e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), com o objetivo de serem encontradas alternativas à reabilitação da atual barragem face “à necessidade de adequar e aumentar a capacidade de armazenamento de água para abastecimento urbano”, não só de Viseu, como também dos concelhos vizinhos, explana a autarquia.
Num investimento de 30 milhões de euros, a obra da nova barragem de Fagilde deverá estar concluída até 2029 e vai duplicar o volume de armazenamento de água da albufeira que, atualmente, abastece 140 mil habitantes dos concelhos de Viseu, Mangualde, Nelas, Sátão e Penalva do Castelo. A atual barragem de Fagilde já tem 41 anos de existência e apresenta problemas estruturais e de segurança hidráulica.
O cenário que vivemos em 2017 foi muito crítico e não queremos que se volte a repetir.
“Hoje é um dia marcante para toda a região de Viseu. O desfecho não poderia ser melhor. A nova barragem de Fagilde vai ser construída, assegurando um abastecimento de água seguro e sustentável para todos os municípios que dela beneficiam”, assinalou Fernando Ruas, durante a sessão que contou contou ainda com a participação do presidente da APA, José Pimenta Machado, e da ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e do secretário de Estado, Emídio Sousa. Estiveram também presentes o presidente da Águas de Portugal, António Carmona Rodrigues, e o presidente da Águas do Douro e Paiva, António Manuel Borges.
A futura barragem vai, assim, ser construída no vale a jusante da atual infraestrutura, duplicando o atual valor do volume de armazenamento de água. O aproveitamento dos recursos hídricos será otimizado, e será igualmente dada uma melhor e mais eficiente resposta às necessidades da região, principalmente em períodos críticos de seca, decorrentes das alterações climáticas.
Pelo menos 15 milhões do custo total da obra serão cofinanciados pelo Programa Operacional da Região Centro, em articulação com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Centro (CCDR), a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e o Governo, avançou o município liderado pelo social-democrata Fernando Ruas. Mas ainda faltam o estudo de impacto ambiental e o projeto de execução.
Já a ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, citada num comunicado enviado às redações, considerou tratar-se de uma obra prioritária. “Isto irá dar escala e massa crítica a toda esta região e preparar melhor todos os municípios envolvidos nas ADP para os desafios do futuro”, frisou a governante.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Barragem de Fagilde vai “resolver problemas hídricos” na região de Viseu
{{ noCommentsLabel }}