Empresa do Barreiro compra Terra do Bacalhau a norueguesa
A Terra do Bacalhau fatura cerca de 2,5 milhões de euros anuais e foi adquirida pela vizinha Firmar. A consolidação no setor da distribuição de bacalhau fez-se através da rede de contactos da Matoaka.
A empresa portuguesa Firmar, que faz distribuição de peixe e bacalhau a partir de Palhais (Barreiro), comprou a vizinha Terra do Bacalhau, que foi fundada por um casal norueguês e também trabalha na margem sul do Tejo com as postas vindas do norte da Europa.
A aquisição ficou concluída em cinco meses por um valor na ordem de 5 a 6 vezes o EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da empresa, cujo montante é desconhecido. A operação realizou-se através da rede de contactos da Matoaka, que faz consultoria e tem uma plataforma digital criada especificamente para negócios entre micro e pequenas e médias empresas (PME) nacionais.
“O processo de venda da Terra do Bacalhau reflete a importância de uma abordagem estratégica e personalizada, baseada numa avaliação precisa e alinhada com os resultados reais da empresa. Este é um exemplo do trabalho desenvolvido pela Matoaka, que garante não só a maximização do valor do negócio, mas também a preservação da reputação da empresa, sempre em linha com a visão e os objetivos dos nossos clientes”, afirma Paulo Lima, cofundador e co-CEO da Matoaka.
A Terra do Bacalhau comercializa o verdadeiro gadus morhua (bacalhau do Atlântico) que nada pelas águas frias da Noruega e pesca-o durante a sua migração até à costa deste país nórdico, entre os meses de janeiro e março. Depois, vende-o na loja online em nome próprio ou em espaços comerciais de restauração e retalho (Olhó Bacalhau – Time-Out Market Lisboa – Mercado da Ribeira, Continente, El Corte Inglés e Makro).
Fundada por noruegueses, a marca trouxe a rede de contactos da indústria local do bacalhau para Portugal. Atualmente, a Terra do Bacalhau fatura cerca de 2,5 milhões de euros por ano. “Encontrar o parceiro certo era fundamental e com o apoio da Matoaka conseguimos concretizar este objetivo, garantindo que os nossos produtos continuam a chegar à mesa dos consumidores com a mesma qualidade e tradição”, comentou a diretora geral da Terra do Bacalhau, Katrine Rypeng Jensen.
Já a Firmar, liderada pelo empresário português Carlos Santana Azevedo Ribeiro, é produtora e distribuidora de bacalhau tradicional, nas vertentes seco, semisseco e salgado verde. O volume de negócios anual é aproximadamente de 6,4 milhões de euros, de acordo com a informação consultada pelo ECO através de consultoras.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Empresa do Barreiro compra Terra do Bacalhau a norueguesa
{{ noCommentsLabel }}