Marketing

Mercadona é o novo Tinder? Marcas aproveitam para comunicar nas redes sociais

Rafael Ascensão,

O tema "Mercadona é o novo Tinder" foi aproveitado por alguns retalhistas concorrentes para comunicar nas redes sociais. Outras marcas também se associaram ao fenómeno.

Esta quarta-feira ficou marcado pela “descoberta” de uma alegada nova tendência, vinda de Espanha: o uso dos supermercados Mercadona como ponto de encontro para solteiros se conhecerem, surgindo a insígnia espanhola como “o novo Tinder”.

A ideia começou como uma brincadeira e foi amplificada pela atriz Vivy Lin – que partilhou um vídeo no TikTok onde dizia que havia pessoas a visitar o Mercadona entre as 19h00 e as 20h00 para conhecer potenciais parceiros – depois de uma participante no programa “First Dates” ter dito que o fazia.

A brincadeira rapidamente se tornou viral, registando-se uma proliferação de vídeos e conteúdos sobre o tema, com milhares de visualizações e com os internautas a “combinarem” códigos. Quem quiser encontrar um possível parceiro no Mercadona deve colocar no carrinho um ananás virado ao contrário e ir para o corredor dos vinhos. Aqueles que chocarem o seu carrinho no de outra pessoa é porque têm interesse. Já a escolha de chocolates sugere o desejo de uma aventura casual, enquanto os legumes indicam que se pretende um relacionamento mais sério.

Tornando-se “o assunto do momento” neste final de agosto, que saltou das redes sociais para os media, o tema abriu caminho à publicidade. E se o fenómeno não foi aproveitado (até à data deste texto) pela própria Mercadona para comunicar, alguns retalhistas concorrentes não perderam a oportunidade de tentar marcar pontos nas redes sociais.

O Lidl publicou desde logo uma imagem onde parece querer aludir à “fidelidade” dos clientes. “Podes ter encontros onde quiseres, mas casar é aqui”, diz o retalhista, adicionando na descrição: “Podem vir… também temos ananases, bananas, chocolate, legumes e donuts. 😏”.

Numa lógica semelhante – e no que parece ser em seguimento à publicação do Lidl – o Aldi promove um dos seus produtos (frascos de mel). “E a lua de mel é aqui”, lê-se na publicação da multinacional de origem alemã, já na quinta-feira.

Já o Auchan diz que “há muita forma de fazer um match perfeito”, mostrando vários produtos de marca própria que têm por base o ananás, até porque “para quem gosta, é de qualquer maneira”, refere o retalhista na imagem da publicação.

Mas outras marcas – para além da distribuição alimentar – também apanharam a onda para tentar alcançar os internautas.

A JCA – Eletrodomésticos mostrou as “três etapas das relações”, através de localizações num mapa. Após o primeiro encontro no Mercadona – a que se segue o casamento no Lidl, no seguimento da publicação da retalhista – tem de se “rechear a casa” algo que, claro, é feito na sua loja.

Na sua publicação, a Penguin Random House Portugal até identificou o retalhista oriundo de Espanha. “Não há livros no @mercadona_portugal . 😩”, escreveu a editora, numa publicação onde explica aos seguidores/leitores o que devem fazer para conhecer alguém numa livraria.

A Penguin faz ainda “recomendações” dos tipos de livros com que devem aparecer na secção do código penal das livarias, dependendo do que as pessoas procuram: calhamaços “para quem quer relações sérias”, livros pequenos para os “interessados em one night stands”, livros infantis para quem está “pronto para ter filhos” e banda desenhada para os que dizem que saem com “artistas”.

A Control, com o humor subtil que é característico da marca, colocou uma imagem de um abacaxi virado ao contrário – numa clara alusão ao fenómeno do Mercadona – acompanhada da frase “leva este que são capazes de gostar””.

A Rádio Comercial, numa imagem onde substitui um dos “o” do seu nome por um ananás virado ao contrário, mostra-se “disponível para uma relação séria”. Mais abaixo clarifica que essa relação é para ser estabelecida “com o maior número de pessoas, em todos os corredores, a qualquer hora, em todo o lado”. Numa coincidência engraçada, a rádio deixa ainda o nome da rua onde se localiza a sua sede: “Sampaio e Pina”, sendo que “piña” significa ananás.

Também a PSP aproveitou o momento para comunicar e deixar alguns conselhos aos seus seguidores: “Seja na via pública ou no corredor de um supermercado, conduza com precaução, respeite os limites de velocidade e faça uso dos dispositivos de segurança”, refere.

Outros exemplos de marcas que também aproveitaram o tema viral para fazerem publicações nas redes sociais:

 

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