O Reino Unido deverá aprovar nos próximos dias o uso da vacina da Pfizer. A confirmar-se, será o primeiro país ocidental a dar “luz verde” a uma vacina contra a Covid-19. A notícia foi avançada pelo Financial Times (acesso pago).
Segundo o jornal, está tudo a postos para a aprovação de emergência por parte das autoridades de saúde britânicas. Após a aprovação, a entrega das primeiras doses da vacina começará dentro de poucas horas. O início da vacinação poderá começar a 7 de dezembro.
A vacina desenvolvida pelo consórcio Pfizer e BioNTech mostrou ter uma eficácia em torno de 95% nos ensaios clínicos e a Pfizer já pediu também a aprovação de emergência nos EUA, que poderá ser concedida em simultâneo pelo regulador norte-americano e pelo regulador europeu — o que conta para Portugal.
É também público que a Pfizer está já a trabalhar na distribuição da vacina. A United Airlines começou já a operar voos fretados para transportar doses para uma distribuição mais veloz.
Responsáveis ouvidos pela Lusa este fim de semana alertaram que a distribuição não deverá ser um problema, mas o grande desafio será o do armazenamento. A vacina da Pfizer necessita de ser armazenada a uma temperadora de 70 graus negativos.