Nova variante do coronavírus está “fora de controlo”, alerta o secretário de Estado da Saúde britânico

O secretário de Estado da Saúde do Reino Unido, Matt Hancock, alertou que a nova variante do coronavírus está “fora de controlo” e sugeriu que algumas regiões de Inglaterra poderão ficar sob elevadas restrições até à vacinação.

Mais de 16 milhões de britânicos estão obrigados a ficar em casa depois de o primeiro-ministro Boris Johnson ter anunciado este sábado um confinamento obrigatório em Londres e no sudeste do Reino Unido, impondo medidas mas restritivas para o período de Natal, numa tentativa de controlar o crescimento da nova variante do vírus.

“Os casos dispararam, então temos um longo caminho a percorrer”, referiu Hancock este domingo em entrevista à Sky, citado pela agência Bloomberg (acesso condicionado/conteúdo em inglês). “Acho que será muito difícil manter a situação sob controlo até que a vacina seja lançada“, acrescentou o ministro.

Hancock referiu que os habitantes que vivem nas regiões de nível de gravidade 4 devem adotar comportamentos bastante rígidos. “Devem comportar-se como se tivessem o vírus”, referiu.

As autoridades britânicas já alertaram a Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a descoberta da nova variante do SARS-CoV-2, que é mais facilmente transmissível embora não haja provas de que seja mais letal ou que possa ter impacto na eficácia das vacinas desenvolvidas.

Relacionados