BRANDS' Local Online Um Alentejo (mais) consciente

  • BRANDS'Local Online
  • 20 Julho 2022

Na vila de Torrão vai acontecer, pela 1.ª vez, um festival que apela à consciência. Dia 29 e 30 de julho vai discutir-se sustentabilidade, cultura e tradição.

A Junta de Freguesia do Torrão tomou a iniciativa e vai este ano trazer à discussão a consciência e ambientalismo, na primeira edição do Torrão — Dias de Consciência. Este evento, que se vai realizar nos dias 29 e 30 de julho, terá na sua primeira edição um formato mais reduzido. Nos próximos anos, a Junta de Freguesia do Torrão quer tornar o evento reconhecido e procurado, tanto interna como externamente, colocando, assim, o Alentejo no centro das mais atuais discussões.

A vila de Torrão localiza-se à mesma distância de Alcácer e Évora. As suas paisagens são caracterizadas por um montado a perder de vista, sendo também banhada pelas águas da barragem de Vale do Gaio, numa combinação que garante a todos os visitantes uma experiência genuína da cultura e calma que o Alentejo tem para oferecer. É uma vila que, logo nos primeiros segundos, transparece imediatamente a forma em como se manteve fiel ao Alentejo que, muitas vezes, julgamos já não existir. E é também essa preservação que a vila de Torrão quer trazer para discussão.

Os valores dos Dias de Consciência

Nestes Dias de Consciência, a vila de Torrão quer trazer a Cultura e a Sustentabilidade à cidade, traçando também como importante a participação cívica dos habitantes e visitantes — os quais terão espaço para partilhar as suas opiniões, dos mais novos aos mais velhos — e a valorização do Torrão, dando atenção à riqueza do interior de Portugal.

A sustentabilidade passa por reconhecer aquilo que temos verificado da pior forma nos últimos anos: salvar o planeta é urgente e, consequentemente, a redução da nossa pegada ambiental. Neste eixo, haverá duas palestras: uma dedicada à sustentabilidade como um todo, e outra dedicada à nutrição e ao seu impacto na nossa saúde, mas também no meio que nos rodeia. No que toca à cultura, que o Torrão considera essencial para moldar a mente das pessoas, aparecerá nas mais diversas formas: desde concertos (como o de Carlos Mil Homens) a workshops, que vão desde o Yoga a sessões de contadores de histórias. Paralelamente, a tradição local será promovida em todos os âmbitos. Podemos encontrar nos dois dias um mercado de produtos biológicos, com alimentos e chás, e a arte regional, como a cestaria e a olaria.

Em Torrão, do Alentejo para o mundo, vai pensar-se como nos inserimos no mundo e como o que fazemos todos os dias pode mudar o nosso futuro. Será este o primeiro passo para um interior diferente?

Programa Torrão Dias de Consciência

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Um Alentejo (mais) consciente

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião