Mourinho Félix antecipa “dois meses muito fortes” de financiamentos do BEI

Vice-presidente do Banco Europeu de Investimento (BEI) assume que apoios em 2022 vão ficar "bastante abaixo" do nível de 2021. E vêm aí "dois meses muito fortes" de assinaturas de acordos.

Ricardo Mourinho Félix antecipa “dois meses muito fortes” de assinaturas de acordos de financiamento do Banco Europeu de Investimento (BEI) em novembro e dezembro. Mas diz que o montante total em 2022 deverá ficar “bastante abaixo” do recorde de 95 mil milhões de euros financiados em 2021, por causa da pandemia.

Questionado pelo ECO sobre o ritmo e quantidade de apoios atribuídos pelo BEI este ano, numa conferência de imprensa na Web Summit, o vice-presidente da instituição reconheceu “idiossincrasias” na forma como o ano tem corrido para a operação do BEI, depois de um 2021 “muito forte”, em que o pipeline “foi praticamente esgotado”. “Ou seja, em 2022 começámos praticamente do início e a maioria das aprovações” começaram a chegar apenas “em junho”.

“Isso significa que vai haver assinaturas durante a segunda metade do ano e digamos que a incerteza sobre o resultado de 2022 é maior do que o normal apesar de já termos passado o final de outubro”, afirmou Ricardo Mourinho Félix. “Estamos a dois meses [do fim do ano], mas estes vão ser dois meses muito fortes”, assegurou.

Em suma, “para este ano, acredito que vamos ficar bastante abaixo do ano passado, porque o ano passado atingimos um máximo histórico que foi impossível de repetir: 95 mil milhões. Nunca o tínhamos feito. Por isso, este ano, penso que vamos ficar mais ou menos em linha com a nossa estimativa inicial, talvez ligeiramente abaixo”, respondeu o vice-presidente do BEI, apontando que essa estimativa se cifra entre 68 mil milhões a 70 mil milhões de euros.

Em 2021, o financiamento do BEI em Portugal também atingiu um recordeforam 5.324 milhões de euros em 27 operações, um aumento de 130% face a 2020. Portugal foi mesmo o segundo maior beneficiário de apoio do Grupo BEI em percentagem do Produto Interno Bruto (PIB), que é composto pelo BEI e pelo Fundo Europeu de Investimento (FEI).

BEI nega “tensão” com BPF, mas admite “limitações”

Ricardo Mourinho Félix também foi questionado sobre as divergências que têm vindo a público entre o BEI e o Banco Português de Fomento (BPF) em torno dos atrasos no lançamento do fundo Portugal Tech II. Como noticiou o ECO no mês passado, o BEI “aguarda expectante para se envolver com a próxima administração do BPF para encontrar as soluções técnicas certas” que permitam continuar a parceria de apoio ao mercado português, disse, na altura, fonte oficial.

Mas a nova administração do BPF ainda aguarda aprovação do Banco de Portugal. Sobre isto, Ricardo Mourinho Félix não quis responder diretamente à pergunta, limitando-se a dizer que o fundo anterior, Portugal Tech I, “foi um sucesso”. “Ficarei mais do que feliz em seguir em frente com o Portugal Tech II. Não há tensão [entre as duas instituições]. Existem limitações que estão no passado e deixe-me ficar por aqui”, rematou.

Esta quinta-feira, o BEI assinou um acordo com a Izicap para investir 15 milhões de euros na fintech francesa, permitindo ao projeto “desenvolver e comercializar uma solução de software de fidelização para pequenos comerciantes para impulsionar o crescimento do negócio na Europa”.

“O BEI está empenhado em financiar empresas que investem na inovação e digitalização”, afirma Ricardo Mourinho Félix, citado num comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mourinho Félix antecipa “dois meses muito fortes” de financiamentos do BEI

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião